13 de maio de 2019

Seminário NaCa: “Gas sensors based on rGO-ZnO nanocomposites”

O Pós-doutorando na área de Física da Matéria Condensada, Dr. Bruno Sanches de Lima (IFSC/USP), foi o convidado do último Seminário do Grupo de Pesquisa em Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas – NaCa, que trouxe o tema Gas sensors based on rGO-ZnO nanocomposites.

O palestrante demonstrou um caminho mais ecologicamente correto e barato para produzir filmes finos deste nanocompósito baseado em rGO e ZnO e também o desempenho de detecção de gás deste nanocompósito que foi avaliado em relação à detecção de ozônio.

Lima explicou quais os materiais nanocompósitos à base de óxido de grafeno reduzido (rGO) e óxido metálico de semicondutores (SMOx) têm atraído a atenção da comunidade científica, principalmente devido à grande variedade de propriedades físicas e potenciais aplicações, como materiais de células solares, supercapacitores, materiais fotocatalíticos e produtos químicos sensores.

Lima ressaltou que diferentes procedimentos de síntese têm sido empregados para produzir materiais com propriedades reguláveis e com homogeneidade microestrutural. Neste contexto, o aluno relatou vários métodos baseados em laser que têm sido apontados como uma maneira “mais verde” e eficiente para reduzir o óxido de grafeno, tendo explanado sobre a redução de filmes de óxido de grafeno pela irradiação desses filmes com laser Nd: YAG de nanossegundos com comprimento de onda ajustado em 266 nm. Ele afirmou, por último, que as nanopartículas de ZnO foram depositadas sobre a camada de rGO por meio de pulverização com magnetron RF.