19 de março de 2019

Seminário “Rectification in Classical and Quantum Systems”

O Grupo de Óptica do IFSC/USP realizou no dia 19 do corrente mês mais um seminário, desta vez com a presença do Prof. Emmanuel Araújo Pereira, docente e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que dissertou sobre “Rectification in Classical and Quantum Systems: Searching for Efficient Thermal and Spin Diodes”, tendo começado por salientar que a natureza tem à sua disposição vários mecanismos de transporte de energia: condução por eletricidade, por calor, etc. O incrível desenvolvimento da eletrônica moderna, devido à invenção de transistores e outros dispositivos de estado sólido, é bem conhecido, com impacto em nossas vidas diárias.

Contudo, o pesquisador salientou que a situação de suas contrapartes é diferente. A fonônica, por exemplo, dedicada à manipulação da corrente de calor, permanece praticamente paralisada em termos de gerenciamento de circuitos térmicos, principalmente devido à falta de diodos térmicos eficientes.

Neste seminário, o palestrante revisou, de forma breve, alguns trabalhos com sugestões para superar o problema dos diodos térmicos usuais, com pequeno fator de retificação, decaindo rapidamente para zero à medida que o tamanho do sistema aumenta.

Por outro lado, Emmanuel Araújo Pereira fez a análise de alguns modelos clássicos de osciladores e alguns sistemas de spin quântico, nos quais também são consideradas as propriedades da corrente de spin, tendo descrito alguns resultados interessantes, incluindo a possibilidade de um modelo de diodo de spin perfeito, e também de outro modelo com uma perfeita retificação térmica.