19 de maio de 2014

Seminário do Grupo de Óptica: “Respostas imunes a doenças parasitárias”

Seminrios_GO-loguinhoA resposta imunológica tem como principal função a manutenção da homeostase do organismo. Os mecanismos envolvidos nessa manutenção são mediados por órgãos específicos, células especializadas, proteínas e diversas moléculas. A entrada de um patógeno no organismo promove modificações que sinalizam para que essas células e moléculas atuem na eliminação desse agente infeccioso. Entretanto, muitos desses patógenos apresentam mecanismos de evasão que permite sua manutenção no organismo infectado por longos períodos, ocasionando muitas vezes a morte do individuo infectado. Esses mecanismos são extensamente estudados para que se obtenha uma resposta imune mais eficaz, para a terapia e controle dessas doenças.