Seminário do Grupo de Óptica: “Detecção de radiação infravermelha”

GRUPO_DE_PTICA-IFSCO câncer é responsável por cerca de 13% de todas as causas de morte no mundo. Mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente da doença. Na maioria dos casos, as taxas de sobrevivência são maiores quando diagnosticado em fases iniciais. Sabe-se que as lesões tumorais apresentam uma temperatura diferente se comparado a tecidos normais. Neste estudo, foram injetadas subcutaneamente células de tumor de Ehrlich no dorso de nove camundongos Swiss. O crescimento do tumor foi acompanhado, através de imagens de infravermelho, a cada dois dias até que a lesão chegasse a um tamanho de 1cm de diâmetro, afim de monitorar a mudança de temperatura da região durante o crescimento do tumor. Além disso, em parceria com o Departamento de Pele da Fundação Hospital Amaral Carvalho estamos investigando o uso da termografia para discriminação de lesões cutâneas (carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular, queratose actínica, queratose seborréica pigmentada, melanoma e nevo intradérmico). Ainda é necessária à elaboração de novo Software para melhor processamento destas imagens. Entretanto, das imagens obtidas até o momento, temos maior facilidade em discriminar o carcinoma espinocelular das demais lesões, o que torna este resultado bastante interessante já que existe uma grande dificuldade de diagnóstico desta lesão pela dermatoscopia. Até o momento foi monitorado o tratamento por Terapia Fotodinâmica em 40 lesões de carcinoma basocelular a fim de poder prever o resultado da terapia.