20 de agosto de 2014

Seminário do Grupo de Óptica: “Água, luz, cargas e engenharia”

Seminrios_GO-loguinhoApesar de ser comum e parte fundamental da nossa vida, a água ainda tem muitos mistérios e aplicações a serem obtidas dela e com ela. O seminário faz uma visita a certos aspectos encontrados na interface da água com outros meios, como metais, géis ou orgânicos. Além da existência de uma região chamada Camada Dupla (Double Layer) nessas interfaces, originadas do potencial eletroquímico das substâncias, ocorre também a formação de uma zona adicional denominada de Zona de Exclusão (Exclusion Zone). Nesta última se mostra a formação de uma estrutura ordenada da água dando lugar a propriedades de caráter sólido e líquido e motivou a denomina-la de uma quarta fase da água,. A partir daí vem a verificação de fenômenos interessantes e das possíveis aplicações práticas e estimulam a busca de outras novas.