Notícias

17 de setembro de 2012

Seminário da biofotônica

Título: Otimização da Terapia Fotodinâmica endodôntica e estudo de seus efeitos sobre microrganismos patogênicos em doses sub-letais

Seminarista: Caetano Padial Sabino

Resumo:

A terapia fotodinâmica antimicrobiana (TFA) vem ganhando espaço nas ciências da saúde, devido ao seu amplo espectro de ação e eficácia, independente de mecanismos de resistência e preservando a viabilidade dos tecidos do hospedeiro. A técnica consiste na associação de um fármaco fotoativável e luz em baixa intensidade provendo formação de espécies reativas de oxigênio.

Na ausência de um destes fatores, não haverá ação antimicrobiana significativa. Neste seminário, será abordado o estudo da otimização da TFA aplicada à descontaminação de canais endodônticos segundo a influência de sistemas de entrega de luz e os efeitos inibitórios em fatores de virulência de células fúngicas e bacterianas por TFA em níveis

No final do seminário, também serão apresentadas as vantagens da formação de um capítulo de estudantes ligado à Sociedade Internacional de Óptica e Fotônica (SPIE). Esta será uma ótima oportunidade para estimular o potencial de interação entre alunos e aprimorar sua pesquisa em níveis internacionais.

O evento será realizado na sala de seminários do Grupo de Óptica (sala 59), localizada no 2º piso do prédio dos Departamentos do IFSC. A entrada é gratuita.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
28 de agosto de 2012

Seminário da Biofotônica

“Efeitos do laser de baixa intensidade sobre a modulação da expressão gênica global de homens jovens sob treinamento físico de força”

No seminário do Laboratório de Biofotônica do Grupo de Óptica desta semana, teremos como palestrante Cleber Ferraresi, aluno de Doutorado do programa de Biotecnologia da Universidade Federal de São Carlos.

Resumo:

Recentemente a laserterapia de baixa intensidade (LTBI) tem sido empregada para aumentar o desempenho muscular humano nos exercícios físicos. Entretanto, não temos evidências científicas que elucidem os efeitos da LTBI sobre os mecanismos fisiológicos e moleculares para essa finalidade, especialmente mecanismos gênicos em humanos. Dessa maneira, o objetivo desse estudo é testar se dentre o genoma humano, o treinamento físico de força associado à LTBI é capaz de modular a expressão de genes específicos que são relacionados ao melhor desempenho muscular, como por exemplo genes das vias de síntese e degradação protéica. Para tal finalidade, participaram do estudo 30 homens saudáveis, com padrão de atividade física iniciante ou moderada, alocados randomicamente em 3 grupos iguais: GTL (treinamento associado à LTBI); GT (treinamento) e GC (controle). Os sujeitos dos grupos GTL e GT realizaram biópsia do músculo vasto lateral antes e após um programa de treinamento físico de força para se analisar a expressão gênica por meio de microarrays. Resultados preliminares mostram que a LTBI associada ao treinamento físico melhora o desempenho muscular e modula as vias de síntese e degradação de proteínas, bem como inflamação e biogênese mitocondrial.

Cleber Ferraresi possui graduação em Fisioterapia (2008) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Especialização em Fisiologia do Exercício pela UFSCar (2009) e Mestrado em Biotecnologia pela UFSCar (2010). Atualmente é doutorando em Biotecnologia pela UFSCar e pesquisador colaborador do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CePOF) do Insituto de Física de São Carlos – Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Fototerapia (Lasertepia de Baixa intensidade e LEDterapia), Fisioterapia Ortopédica, Fisioloiga do Exercício e Genética voltada ao Exercício Físico. Atua principalmente nos seguintes temas: treinamento físico associado à Fototerapia, plasticidade muscular e expessão gênica, treinamento físico de força e de resistência, dinamometria isocinética.

Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
22 de maio de 2012

Seminário da Biofotônica

Título: Classificação computacional e processamento de espectros

Seminarista: Wagner Correr (IFSC/USP)

Resumo:

A classificação de espectros de fluorescência de tecidos vivos não é uma tarefa simples. Muitas vezes, temos que recorrer a ferramentas computacionais para tal.

Será abordado neste seminário os conceitos de técnicas de classificação computacional e processamento de espectros que utilizados durante a iniciação científica do pesquisador, no laboratório de Biofotônica.

Também serão apresentados os classificadores C4.5 e kNN, os quais foram utilizados para diagnóstico de câncer, e os resultados obtidos.

A sala de seminários do Grupo de Óptica (sala 59) fica localizada no prédio dos Departamentos do IFSC, 2º piso.

Assessoria de Comunicação

Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus

Seminário da Biofotônica

Título: Nonlinear biophotonics: 1) hybrid nanoparticules for in vivo two-photon imaging and photodynamic therapy of tumors, and 2) fabrication of 3D bio-active microstructures by two-photon photochemistry

Seminarista: Patrice Baldeck*

Resumo:

In the first part I will review our research on using new fluorescent nanoparticules to image the microvasculature of in vivo tumors (pluronic and silica nanoparticules), and to trait tumors by PDT (hybrid organic-gold nanoparticules) or photothermal effect (silver nanotriangles).

In the second part I will present our work on two-photon induced chemistry to fabricate 3D microstructures based on collagen to control the deplacement of cells, and based on tripsine to fabricate an enzimatic microreactor in a microfluidic microchannel.

*diretor de pesquisa no LIPhy, Laboratório de Física interdisciplinar do Centro Nacional para Pesquisa Científica (“Laboratoire interdisciplinaire de Physique, Centre National de la Recherche Scientifique”), em Grenoble, França.

O seminário será realizado na sala de seminários do Grupo de Óptica (sala 59), que fica localizada no prédio dos Departamentos do IFSC. O seminário será apresentado em língua inglesa.

Assessoria de Comunicação


Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
12 de dezembro de 2011

Seminário da Biofotônica

Título: Produção de lentes de contato personalizadas, através da ablação a laser

Seminarista: Luciana de Matos

Resumo:

No seminário, serão apresentados os recentes resultados obtidos através de simulação computadorizada para produção de lentes de contato personalizadas (LCP).

Além disso, a seminarista falará a respeito do andamento da parte experimental da ablação real usando um Excimer Laser (ArF, lambda= 193 nm).

Assessoria de Comunicação

Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
12 de setembro de 2011

Seminário da Biofotônica

Título: “Revising the Calculation of Energy Densities for Matter and Electromagnetic Wave Interaction”

Palestrante: Frederico Dias Nunes (Universidade Federal de Pernambuco-UFPE)

Resumo:

For many years the description of density of energy associated with an electromagnetic field propagating in dispersive and dissipative media have been analyzed extensively. Brillouin approach requires smooth dependence of permittivity on optical frequency and Loudon approach uses a single resonant frequency. This work analyzes energy density for an electromagnetic field propagating in materials as Aluminum and Gold for which Brillouin as well Loudon approaches are not adequate because this materials have resonances, leading to large derivative values around resonant frequencies, and require multi-Lorentz description for permittivity modeling. For those reasons energy density is calculated using traditional way however with no Taylor expansion or approximations and analytical results are obtained. Also Energy density is calculated using multi-Lorentz approach in a similar way of that of Loudon. The results of both approaches are obtained and compared and differences are pointed out.

Assessoria de Comunicação

Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
27 de junho de 2011

Seminário da Biofotônica

No próximo dia 29, das 13 às 14 horas, o Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) convida todos para participar do Seminário da Biofotônica, intitulado “Técnicas de Imagem para Triagem do Melanoma”, a ser realizado na sala de Seminários do Grupo de Óptica (prédio dos laboratórios, 2º piso, sala 59).

O seminário será ministrado por Beatriz Maria Lhanos Panfilo, enfermeira do Hospital Fundação Amaral Carvalho e mestranda em Biotecnologia Médica, pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Botucatu.

Segue abaixo o resumo do seminário:

De acordo com a World Health Organization (WHO), a incidência de câncer de pele aumentou nas últimas décadas, devido, principalmente, ao aumento da expectativa de vida e exposição solar (UICC, 2010; WHO, 2010).

Melanoma é o tipo de câncer de pele mais grave, em razão de seu alto potencial de metástase e origina-se nos melanócitos, células que produzem o pigmento que dá a cor à pele.

Mais comum em pessoas de pele clara, o melanoma inicia-se como uma lesão escura que aumenta de tamanho (extensão e/ou profundidade), com alteração de suas cores originais e surgimento de pontos pigmentados ao redor.

Nosso grupo de pesquisa está identificando os padrões de fluorescência das lesões suspeitas de melanomas, encaminhadas para avaliação pelo Programa de Prevenção do Melanoma do Hospital Amaral Carvalho.

Utilizamos um sistema de diagnóstico por fluorescência, desenvolvido pela Universidade de São Paulo (IFSC em parceria com a EESC) e, atualmente, é produzido por uma empresa de São Carlos.

Assessoria de Comunicação

Data: 27 de junho

Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus

Seminário da Biofotônica

Titulo: Characteristic of the human eye aberrations and its applications in the refractive surgery

Palestrante: Wei Wang (Jining University, Qufu, Chandong, China)

Resumo:

The wave-front aberrations on the postoperative eyes with two different type of excimer laser surgery have been measured by a Hartmann–Shack wave-front sensor. We have calculated the aberrations for both 3 and 6 mm pupils, and with which to acquire the MTF of the eye. There are no significant differences in wave-front aberrations postoperatively (P40.05) for 3 mm pupil size, but with 6 mm pupil, LASIK-treated eyes exhibit significant higher aberrations than LASEK-treated eyes for 4th and 5th-order aberrations. For individual Zernike terms, there are significant difference in C33, C-44, and C04. The MTF for 6 mm pupil is much lower than those for 3 mm pupil across all spatial frequencies. The LASEK curve shows higher than that with LASIK at spatial frequencies less than 60 c/d, which means that the optical quality in LASEK-treated eyes showed better than in LASIK-treated eyes.

Wei Wang é graduada em física pela Qufu Normal University (2001) e mestre em Óptica (2004) pela mesma Instituição. É doutora pela Nankai University. Atualmente, seus principais interesses são óptica de polarização, produção de prismas de polarização, óptica visual e aberrações do olho humano.

Assessoria de Comunicação

Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus

Seminário da Biofotônica

Título: “Efeito vascular da terapia fotodinâmica usando o modelo de membrana corioalantoica”

Seminarista: Hilde Harb Buzzá

Resumo:

A membrana corioalantoica de ovos de galinha, conhecido como CAM (do inglês, Chorioallantoic Membrane) é, provavelmente, o modelo in vivo mais utilizado para o estudo do fenômeno da angiogênese e da atividade de compostos e medicamentos no endotélio vascular. O uso desse modelo permite o estudo individualizado do efeito vascular da Terapia Fotodinâmica (TFD), auxiliando na análise do dano tecidual induzido. É possível, então, variar muitos parâmetros associados com a TFD e seus efeitos, tais como dose e tipo de droga, dose e fluência da luz, farmacocinética, tipos de vasos envolvidos e idade do embrião.

Neste seminário, serão apresentados os resultados obtidos avaliando o efeito vascular de diferentes fotossensibilizadores. Variando os parâmetros da TFD, pretende-se obter o melhor ensaio para determinar as características biofísicas e bioquímicas do composto fotossensível e mostrar como ele interage com o ambiente.

Assessoria de Comunicação

Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..