Seminário da Biofotônica: “Desafios da Fotônica para análise ambiental”

O Grupo de Óptica (Laboratório de Biofotônica) anuncia o seminário desta semana que será apresentado por:

Profa. Dra. Débora Marcondes Bastos Pereira Milori e

Dr. Paulino Ribeiro Villas Boas,

Do Centro Nacional de Pesquisa Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária – EMBRAPA (São Carlos-SP).

O tema será:

DESAFIOS DA FOTÔNICA PARA ANÁLISE AMBIENTAL

Resumo:

Com o crescente aumento da população mundial, que já atingiu a marca de 7 bilhões de habitantes, há uma preocupação muito grande em aumentar a produção de alimentos, fibras e energia sem comprometer a sustentabilidade do planeta. É necessário recuperar áreas degradadas, usar conscientemente os recursos naturais, especialmente água, e mitigar a emissão de gases de efeito estufa. Neste contexto, técnicas fotônicas podem servir de ferramentas para análises ambientais visando a conservação dos recursos naturais. Neste seminário, serão apresentados alguns desafios de instrumentação para análises ambientais, em especial, análises de solos. O solo é um dos grandes reservatórios de carbono e, se corretamente manejado, pode contribuir para sequestro do gás carbônico atmosférico. Serão também apresentadas neste seminário técnicas fotônicas utilizadas nos laboratórios da Embrapa Instrumentação para avaliar contaminantes e a quantidade e a estabilidade do carbono nos solos.

Data: 05/04, quinta-feira, das 13 às 14 hs

Local: Sala de Seminários do Grupo de Óptica (prédio dos laboratórios, 2º andar, sala 59

Para maiores informações: (16) 3373-9810 (r. 216)