8 de outubro de 2018

SIBi/USP: Seminário “Bibliotecas e o suporte ao pesquisador”

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), da USP, leva a efeito no próximo dia 25 de outubro, entre as 13h30 e 17h30, no Auditório da Escola de Educação Física e Esporte da USP (Avenida Professor Mello de Morais, 65, Butantã, São Paulo), o seminário intitulado Bibliotecas e o suporte ao pesquisador: novas frentes e desafios, um evento que integra as atividades da XXI Semana do Livro e da Biblioteca e Semana Internacional do Acesso Aberto, que acontece entre os dias 22 e 26 do mesmo mês

A globalização e a crescente complexidade da Ciência e das atividades de pesquisa têm exercido cada vez mais pressão sobre os pesquisadores e os grupos de pesquisa, no que se refere à produção científica, ao exercício das atividades acadêmicas e administrativas, bem como no acompanhamento e melhoria do desempenho tanto do pesquisador quanto da Universidade. Nesse cenário, observa-se a necessidade cada vez maior de apoio, tanto a docentes quanto a alunos de pós-graduação, graduação e grupos de pesquisa.

Por outro lado, em anos recentes, o papel das bibliotecas universitárias no suporte à pesquisa começou a se ampliar e diversificar. Hoje, o trabalho desenvolvido pelas bibliotecas inclui a prestação de serviços de pesquisa, apoio na utilização de ferramentas de busca e sistemas de descoberta, acesso a materiais, dados e recursos eletrônicos além do catálogo, assistência à pesquisa avançada em áreas temáticas, elaboração de guias e tutoriais, projetos e parcerias entre as bibliotecas e a comunidade de pesquisa. Análise bibliométrica da produção científica, identificação digital, atualização de perfis e currículos online, promoção de workshops e treinamentos sobre ferramentas de pesquisa, escrita, orientação sobre direitos autorais, prevenção de plágio e apoio à gestão de dados de pesquisa são algumas das novas frentes.

Nesse ambiente, rico em interações tanto de pessoas quanto de conteúdos e ferramentas, sobressai a importância das bibliotecas no cumprimento da missão das universidades em relação à sociedade e no que diz respeito ao avanço da pesquisa e da ciência.

Objetivos do evento:
• Discutir os diferentes aspectos que envolvem a pesquisa e as atividades do pesquisador na atualidade
• Explorar o ecossistema da produção e comunicação científica e sua complexidade
• Evidenciar o papel do bibliotecário e das bibliotecas no suporte à pesquisa e ao pesquisador

A Programação está organizada da seguinte forma:

13h30 – 14h | Recepção e Credenciamento
14h – 14h30 | Abertura
Maria Fazanelli Crestana – Sistema Integrado de Bibliotecas da USP;

14h30 – 15h | A escrita científica e as necessidades dos autores brasileiros
Valtencir Zucolotto – Portal de Escrita Científica da USP São Carlos;

15h – 15h30 | A pesquisa e seus desafios no Brasil e na USP
Sylvio Roberto Accioly Canuto – Pró-Reitoria de Pesquisa da USP;

15h30 – 15h45 | INTERVALO PARA CAFÉ

15h45 – 16h15 | Atividades de pesquisa na Graduação e o desenvolvimento profissional
Luiz Fernando Ferraz da Silva – Pró-Reitoria de Graduação da USP;

16h15 – 16h45 | Pós-Graduação e pesquisa: programas e projetos
Niels Olsen S. Câmara – Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP;

16h45 – 17h15 | As Bibliotecas e a gestão de dados abertos de pesquisa
Maria Eduarda dos Santos Puga – Coordenadoria da Rede de Bibliotecas da UNIFESP;

17h15 – 17h30 | Encerramento
Maria Fazanelli Crestana – Sistema Integrado de Bibliotecas da USP;
Organização e Promoção: Sistema Integrado de Bibliotecas da USP

Apoio: Dot.Lib

Para fazer sua inscrição, clique AQUI