18 de outubro de 2021

Seleção bolsista de Pós-Doutorado – “Redes Neurais e Redes Complexas: analisando dados de imagens de sensores e biossensores”

O IFSC/USP está selecionando bolsista de pós-doutorado para o projeto “Redes Neurais e Redes Complexas: analisando dados de imagens de sensores e biossensores”, cujo intuito é desenvolver técnicas computacionais de reconhecimento de padrões e análise de imagens com aplicação direta na análise dados de sensores e biossensores para diversas finalidades, tais como, detecção e diagnóstico de doenças, vírus, contaminação em água e alimentos, etc. Para tanto, no âmbito teórico, serão investigadas e propostas metodologias computacionais baseado em redes neurais artificiais, teoria das redes complexas e suas combinações.

Este projeto está vinculado ao projeto temático “Rumo à convergência de tecnologias: de sensores e biossensores à visualização de informação e aprendizado de máquina para análise de dados em diagnóstico clínico” (proc. 18/22214-6).

O bolsista selecionado deve ter título de doutor obtido nos últimos 5 anos na área de Ciência da Computação, ou em áreas relacionadas, com uma bolsa de pós-doutorado da FAPESP com valor mensal de R$ 7.373,10.

Responsabilidades do bolsista:

– Propor métodos teóricos e algoritmos para análise de imagens usando como ferramentas redes neurais e redes complexas;

– Desenvolvimento de modelos inovadores para reconhecimento de padrões combinando redes complexas e redes neurais artificiais;

– Desenvolvimento de sistemas automatizado com base nos métodos propostos para processar dados de sensores e biossensores.

O(a) candidato(a) deve atender aos seguintes requisitos:

– Experiência nas áreas de reconhecimento de padrões, análise de imagens, redes neurais e redes complexas;

– Destacado desempenho acadêmico e científico, com publicações científicas (em veículos de reconhecida qualidade – periódicos internacionais indexados) nos temas do projeto. É requerido ao menos uma publicação em redes complexas, uma publicação em redes neurais artificiais e/ou uma publicação combinando ambas metodologias. E uma publicação em análise de imagens.

– É esperado que o candidato tenha experiência em colaborações com pesquisadores do Brasil e exterior;

– Habilidade em comunicação oral e escrita em inglês.

Os candidatos interessados que atendam os requisitos devem encaminhar e-mail para Prof. Dr. Odemir Bruno (bruno@ifsc.usp.br), mencionando como assunto “Seleção Pós-Doc FAPESP”, e enviando os documentos necessários para a inscrição:

– Curriculum Vitae atualizado, indicando formação, produção científica, projetos dos quais participou;

– Carta de apresentação, com a motivação para a pesquisa e ressaltando suas habilidades relacionadas ao tema projeto.

O envio dos documentos para a efetivação da inscrição no processo seletivo deve ser realizado até 15/11/2021.

O processo seletivo será baseado principalmente no perfil acadêmico, em particular, na produção científica relacionada ao tema em veículos de reconhecida qualidade, além da carta de apresentação.