Notícias

21 de março de 2019

School of Advanced Science on Modern Topics in Biophotonics

Óptica Tecidual – Microscopia e Imagem – Nanomedicina – Neurofotônica – Terapia Fotodinâmica – Biossensores – Diagnóstico e Tratamento do Câncer – Técnicas não lineares – Técnicas de Espectroscopia. Estes são os temas em destaque da São Paulo School of Advanced Science on Modern Topics in Biophotonics, que teve início no dia 20 do corrente mês, no IFSC/USP, prolongando-se até dia 29, evento que é considerado um dos mais importantes eventos científicos inseridos na Escola São Paulo de Ciência Avançada, apoiada pela FAPESP.

Além das palestras que serão apresentadas por renomados pesquisadores nacionais e internacionais, que certamente contribuirão para um intercâmbio de conceitos científicos e avanços tecnológicos na área da Óptica Biomédica e áreas correlatas, este evento oferece, ainda, diversos cursos com focos específicos, tudo integrado em uma programação que tem como público-alvo alunos de pós-graduação e pesquisadores em início de carreira (pós-doutorados).

Prof. Valery Tuchin

A programação do primeiro dia deste evento começou cerca das 10 horas, com a realização de um curso ministrado pelo Prof. Valery Tuchin, diretor do Research-Educational Institute of Optics and Photonics – Universidade Estadual Saratov (Rússia). O pesquisador é especialista, entre outras áreas, em óptica biomédica, biofotônica, bionanofotônica e óptica tecidual. Seguidamente, cerca das 11 horas, foi a vez da Profª Denise Maria Zezell proferir a primeira palestra deste evento. Zezzel Possui bacharelado (1984), mestrado (1987) e doutorado (1991) em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e especialização em física médica pelo International Center for Theoretical Physics- Trieste, Itália (1988 e 1990). Fez pós-doutorado no International Center for Theoretical Physics- Trieste, Itália (1992) e no Centro de Lasers e Aplicações do IPEN/CNEN-SP (1992-1995). É pesquisadora titular do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear desde 1996, do qual foi Gerente Adjunta do Centro de Lasers e Aplicações em 2008. De 2009 a 2013 foi Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Lasers em Odontologia do IPEN, em conjunto com a FOUSP. De 2013 a 2015 foi vice-coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Tecnologia Nuclear da USP. Sua área de atuação é em física, biofotônica, no estudo das propriedades ópticas e espectroscópicas de tecidos biológicos, principalmente por micro-FTIR e fluorescência , visando o desenvolvimento de novos processos diagnósticos e terapêuticos para aplicações clínicas de lasers em odontologia e medicina. Recentemente, a pesquisadora tem se dedicado à busca de biomarcadores para determinação dos efeitos da radiação ionizante em tecidos biológicos e ao estudo do diagnóstico precoce de tumores de pele por espectroscopia vibracional (biópsia óptica por FTIR).

Já no período da tarde, a programação iniciou-se com mais um curso, desta vez apresentado pela Profª Mariette Pereira, pesquisadora do Departamento de Química da Universidade de Coimbra (Portugal). A pesquisadora portuguesa tem como área de atuação a síntese de ligantes à base de bifaftil para o desenvolvimento de catalisadores assimétricos para reações de carbonilação, hidrogenação e síntese de macrociclos tetrapirrólicos para aplicações biomédicas e catálise ambiental.

Profª Cristina Kurachi (IFSC/USP) abre o evento, acolhendo os participantes

A programação relativa a este primeiro dia da São Paulo School of Advanced Science on Modern Topics in Biophotonics encerrou com outro curso, desta vez ministrado pelo Prof. Kleber Oliveira (UFSCar). A principal linha de pesquisa do palestrante é na área de síntese de compostos heterocíclicos com atividades fotossensibilizadoras e fotocatálise, entre outras. Complementarmente, realizou-se a apresentação do SPIE Student Chapter do IFSC/USP, bem como a primeira parte de uma síntese das pesquisas que nosso Instituto faz na área de Biofotônica.

A organização deste evento está sob a responsabilidade dos pesquisadores Cristina Kurachi, Lilian Moriyama, Natália Inada, Sebastião Pratavieira e Vanderlei Bagnato, todos do IFSC/USP, e de Rickson Mesquita, do Instituto de Física da UNICAMP.

Para conferir a programação até dia 29 do corrente mês, clique AQUI.

 

 

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..