14 de maio de 2019

Roberto Menezes Serra (UFABC) apresenta colóquio no PPGF/UFSCar

Realiza-se no próximo dia 16 de do corrente mês, pelas 16h30, na Sala de Seminários ”Swieca Nova”, mais um colóquio inserido no Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de São Carlos (PPGF/UFSCar), subordinada ao tema Demônios de Maxwell e a inversão da seta termodinâmica do tempo em sistemas quânticos, que será apresentado pelo Prof. Dr. Roberto Menezes Serra (UFABC).

Produção de entropia é um fato ubíquo da natureza; acontece invariavelmente em uma diversidade de circunstancias, impondo limites para aplicações tecnologias, processos biológicos e até mesmo processamento de informação.

Este fenômeno é ainda mais provocativo a nossa intuição sobre irreversibilidade em contextos que envolvem mecânica quântica e estão fora (longe) do equilíbrio termodinâmico. Neste caso a observação de flutuações de energia é fundamental para a descrição de quantidades termodinâmicas.

O desenvolvimento de técnicas de controle coerente associadas a Ciência e Tecnologia da Informação Quântica (ocorridos nas últimas décadas) nos permitem acessar tais flutuações de energia e testar suas consequências no laboratório. Podemos agora criar verdadeiros Demônios de Maxwell, que “desafiam” a segunda lei da termodinâmica, em experimentos reais.

Para além disso, podemos ainda usar características quânticas como correlações não clássicas para inverter o que chamamos de “seta termodinâmica do tempo” (pelo menos em certo intervalo de tempo).

Neste colóquio, o palestrante apresentará experimentos recentes envolvendo sistemas quânticos onde Demônios de Maxwell e máquinas nanoscópicas são testadas. Mostrará como controlar e até mitigar a irreversibilidade e como inverter a seta termodinâmica do tempo em escala quântica. Discutirá as consequências destes experimentos e o surgimento de uma nova área de pesquisa que vem sendo chamada de “Termodinâmica Quântica”.

Por último, Roberto Menezes Serra falará também sobre o impacto destes avanços teóricos e experimentais em aplicações reais e para o entendimento dos limites da emergente tecnologia quântica, que deve revolucionar o processamento de informação (computadores quânticos), comunicação (criptografia quântica) e a metrologia (sensores quânticos) no presente século.