17 de agosto de 2018

Representantes do Poder Legislativo de São Carlos visitam IFSC/USP

A Universidade de São Paulo tem no Campus USP de São Carlos uma das suas partes mais produtivas. As cinco unidades que compõem o Campus somam, aproximadamente, quinhentos professores e realizam formação de profissionais e pesquisa.

Utilizando-se desta competência, o Campus da USP de São Carlos realiza diversas ações de divulgação e complementação da educação de nossos cidadãos. É estimado que, dos recursos externos que entram nas unidades da USP de São Carlos, ao redor de R$ 60 mi, de cada unidade, permanecem na cidade e região. Isto significa que, através dos salários dos docentes, funcionários, projetos de pesquisa e estudantes, o Campus USP de São Carlos traz e deposita na região em torno de R$ 300 milhões por ano, já para não citar todo benefício que ele traz para a nossa cidade e região, movimentando de forma considerável a economia local.

Apesar de ser inquestionável o valor da USP de São Carlos para a região, o relacionamento desta grande excelência com os poderes locais (legislativo, executivo e judiciário) ainda é pequeno. A ausência de canais eficientes de comunicação deixa de otimizar o uso que a cidade e sociedade podem fazer desta competência. Temos, sim, iniciativas isoladas, mas, no momento que o país vive, torna-se fundamental uma cooperação conjunta, por forma a que se tornem mais cotidianas as atividades ricas em responsabilidade social.

Procurando vencer essa barreira e de fato trabalhar em conjunto em prol da sociedade, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) começa uma sequência de encontros com a Câmara de Vereadores, com a finalidade de promover conhecimento e atuação conjunta. A Universidade não vai desviar sua função de gerar conhecimento e recursos humanos, mas pode fazer isso conjugadamente com as necessidades de nossa sociedade e beneficiar o povo que, de fato, paga tudo isso.

No dia 10 de agosto do corrente ano, a primeira reunião IFSC-USP/Vereadores já foi um passo importante na direção de mostrar que, se houver uma ação conjunta, a competência da cidade poderá transformar a “cidade dos doutores” na cidade referência para o Brasil.

As presenças do Vereador Roberto Mori e do representante do Vereador Elton Carvalho, Abner Macedo, deverão dar a partida para uma nova São Carlos, onde, em conjunto, a competência fará a diferença.

Neste primeiro encontro, vários grupos de pesquisa do IFSC/USP tiveram a oportunidade de, sucintamente, apresentarem aos representantes do poder legislativo da cidade seus estudos e trabalhos que se encontram em curso em prol da sociedade, tendo-se seguido uma visita aos laboratórios.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP