Notícias

1 de julho de 2019

Exposição a não perder: “Raios! Mensageiros do cosmos”

O Observatório “Dietrich Schiel” – Centro de Divulgação de Astronomia (CDA-USP), localizado na Área-1 do Campus USP de São Carlos, recebeu no dia 24 de junho a inauguração da exposição “Raios! Mensageiros do Cosmos”, tendo contado com a participação de inúmeros convidados que foram recebidos pela curadora da exposição, Prof.ª Dra. Cibelle Celestino Silva – do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), representando a assessoria científica do evento, assumida pelos docentes Prof. Dr. Luiz Vitor de Souza Filho – também docente do IFSC/USP – e Prof. Dr. Gustavo de Araujo Rojas – astrônomo e docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Já a exposiografia esteve sob a responsabilidade da arquiteta Bianca Maria Habib Silva.

A cerimônia de abertura da exposição iniciou-se com as considerações e breve apresentação do projeto pelo docente responsável pelo Observatório, Prof. Dr. Valter Luiz Líbero  (IFSC/USP) e pela professora Cibelle. A última ainda reiterou o vínculo da exposição “Raios! Mensageiros do cosmos” como parte do projeto de divulgação da produção científica da USP ao público são-carlense, este a cargo do Prof. Dr. Luiz Vitor de Souza Filho – que, por divergências na agenda, não pode comparecer.

Segundo a curadora, o principal objetivo da exposição é explorar a astrofísica de partículas. “A exposição aborda desde o que são raios cósmicos, como estes podem ser utilizados no estudo de astronomia, quais fontes produzem raios cósmicos de alta energia”, menciona a docente. “Outra parte da exposição conta com a história da física no Brasil e como as pesquisas relativas aos raios cósmicos foram importantes no estudo de física brasileiro”, completa.

Quanto às expectativas para o público e importância da exposição, Cibelle relata a necessidade de transmissão de conhecimentos e despertar o encantamento pela ciência. “A ideia é trazer à população o conhecimento de que outras coisas além da luz chegam dos céus, como os raios cósmicos. Além disso, há a necessidade de encantar o público ao mostrar o quanto a astronomia é interessante e como o mundo microscópico – das partículas elementares – está relacionado ao mundo macroscópico – que estuda os astros, por exemplo”.

 

Prof. Valter Líbero explicando o conceito da exposição

Prof. Valter Líbero acompanha visitantes

Também observaram o peso do evento na divulgação, os alunos do Instituto de Física de São Carlos, Maria Carolina, Edivânia e Luan, que estudam astrofísica de partículas. “A exposição faz muito mais que simplesmente divulgar a ciência: ela contribui ao aproximar as pessoas da pesquisa, mostrar o que produz a universidade e convida a população a participar”, afirmam os estudantes. “Além disso, ao divulgar ciência explicita-se para onde foram os recursos da universidade e que o Brasil tem tanta competência quanto outros países para pesquisar e produzir conhecimento”, finalizam.

Profª. Cibelle Celestino Silva e a Arquiteta Bianca Habibi

A exposição, que agora faz parte do acervo permanente do Observatório “Dietrich Schiel”, está aberta a visitação de sextas-feiras no período da tarde, de sexta a domingo das 20h00 às 22h00, e durante os Domingos Solares, que ocorrem a cada dois domingos.

(Reportagem: Carolina Falvo – Sup. Rui Sintra)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..