Quadro de ex-diretor do IFSC é entronizado no Instituto

Em 8 de abril, funcionários e docentes do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) se reuniram na biblioteca da Unidade, onde assistiram à entronização do quadro do Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes – que geriu o Instituto no período entre 2010 e 2014 -, colocado entre as placas dedicadas aos antigos diretores . Também estiveram presentes na cerimônia os Profs. Drs. Tito José Bonagamba, diretor do Instituto, e Vahan Agopyan, vice-reitor da Universidade de São Paulo.

Atual Pró-Reitor de Graduação da USP e professor titular do IFSC, Antonio Carlos Hernandes é graduado em física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre e doutor em física pela Universidade de São Paulo. Além de ser um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) e da Associação Brasileira de Crescimento de Cristais, o docente é coordenador de difusão científica do Centro para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (CEPID’s/FAPESP), além de membro do corpo editorial da revista Materials Research.

Minutos antes da entronização, o Prof. Tito elogiou a gestão de Hernandes, que, para o atual gestor do IFSC, foi “um diretor que implementou várias ações no Instituto de Física de São Carlos e na USP. Todas essas ações fazem com que o IFSC sinta grande orgulho de ter um Pró-Reitor de Graduação que também tem tido coragem de propor grandes transformações para a Universidade”.

ENTRONIZAO_500

Após a entronização, o Prof. Hernandes agradeceu aos funcionários e docentes que colaboraram com o Instituto ao longo de sua gestão. “Vocês sabem a importância do trabalho de cada um de vocês”, disse ele, tendo destacado o fato de muitas unidades se espelharem em atividades idealizadas e organizadas pelo IFSC/USP. Além disso, Hernandes sublinhou o cuidado que a Universidade tem tomado ao investir no desenvolvimento de projetos de qualidade, bem como as experiências adquiridas no IFSC que o têm apoiado no exercício do cargo de Pró-Reitor de Graduação. “Agradeço muito a vocês, do fundo do meu coração”.

“Não é trivial uma unidade conseguir manter diretores que garantem a continuação dos trabalhos”, disse o Prof. Vahan, tendo elogiado o histórico de dirigentes do Instituto de Física de São Carlos e, inclusive, a interação que o IFSC mantém com a sociedade, através de iniciativas científicas e culturais. Mais do que isso, o vice-reitor da Universidade abordou o fato de o IFSC ser um instituto de renome internacional e que orgulha a Universidade de São Paulo.