4 de maio de 2023

Projeto IFSC/USP e EESC/USP – Alunos da EE Conde do Pinhal desenvolvem neurônio artificial com base em IA

Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior conversa com os alunos

Um projeto conjunto realizado pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), denominado “Ciência do Cotidiano na Construção da Cidadania”, tem sido um destaque desde há algum tempo nas escolas públicas da cidade de São Carlos.

Nos dois últimos semestres o projeto tem sido realizado na EE Conde do Pinhal, em estreita parceria com o docente deste estabelecimento de ensino, o Prof. Rogértio Vargas, com a introdução do tema “O uso da Inteligência Artificial na elaboração de projetos e robótica”, um tema extremamente atual.

Com base nesse projeto, desde o ano passado que os alunos da EE Conde do Pinhal têm aprendido elementos básicos de Inteligência Artificial (IA), como, por exemplo, na construção de um neurônio artificial, projeto que os jovens alunos têm desenvolvido em sala de aula.

“Parece bastante complexo, mas quando tem um passo-a-passo que ensina você a ultrapassar os problemas, isso fica desmistificado e os alunos conseguem chegar ao fim e entenderem o que existe por trás da ciência na construção desses elementos”, pontua o Prof. Herbert João Alexandre (IFSC/USP), coordenador do projeto.

No dia 02 do corrente mês a EE Conde do Pinhal recebeu a visita do diretor do IFSC/USP, Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, que, na circunstância, promoveu uma palestra com os jovens participantes dessa disciplina eletiva que aborda o tema.

No próximo dia 05 de maio, esses mesmos jovens alunos deslocam-se ao IFSC/USP para, a partir das 10h30, participarem de um colóquio sobre IA e ChatGPT para alunos de graduação, e que será ministrado pelo mesmo docente.

No final deste semestre os alunos irão ter a designada “culminância”, que integrará uma feira de ciência que acontecerá na EE Conde do Pinhal,e onde apresentarão o projeto desenvolvido, usando Inteligência Artificial para a construção do neurônio artificial acima mencionado.

Além dos Prof. Rogério Vargas e de Herbert Alexandre João, colaboraram também neste projeto João Victor Pilla, aluno bolsista do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do IFSC/USP, e João Navarro (EESC/USP), responsável pelo Programa PUB – Programa Unificado de Bolsas (Pró-Reitoria de Graduação – USP).

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP