22 de setembro de 2017

Programa “Ciência às 19 Horas” apresenta palestra no dia 26/09

Já se conhece, com alguma profundidade, materiais que apresentam uma vasta gama de propriedades surpreendentes. Dentro desse conjunto, temos os cristais líquidos que formam as telas de computadores, supercondutores que conduzem eletricidade sem resistências elétricas e superfluidos que escorrem por tubos sem viscosidade e muitos outros. Todos esses exemplos têm uma coisa em comum: só acontecem quando se junta um número muito grande de átomos ou moléculas. Fenômenos que só aparecem quando há um número muito grande de constituintes que são conhecidos como propriedades emergentes.

A pergunta que muitos pesquisadores se fazem é “Como entidades simples, como átomos, podem se juntar e dar origem a fenômenos tão intrigantes e complexos? É possível entender uma propriedade emergente, sabendo-se apenas como dois átomos interagem entre si? Como partir do microscópico e chegar ao macroscópico?”

Este é um pequeno resumo da palestra que ocorrerá no próximo dia 26 de setembro, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP), em mais um programa Ciência às 19 Horas, subordinada ao tema A supercondutividade e as propriedades emergentes: porque o todo não é apenas a soma de suas partes .

O palestrante convidado é o Prof. Dr. Eduardo Miranda, do Instituto de Física “Gleb Wataghin”, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que explicará como os físicos agem para entender a complexidade da natureza a partir das leis simples que regem as interações entre elétrons, núcleos, átomos e moléculas. O palestrante usará como guia o fenômeno da superfluidez e o da supercondutividade.