6 de novembro de 2018

Prof. William Phillips debate “Ordinary Faith, Ordinary Science”

Embora a cultura popular muitas vezes retrate a relação entre ciência e religião como um conflito, o fato é que muitos cientistas pelo mundo fora – e tidos como “convencionais”- também são pessoas com fé religiosa.

Para falar sobre esse assunto, o evento Filosofísica, realizado no final da tarde do dia 05 de novembro do corrente ano, no amplo Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP), conectou, através de videoconferência, com o Prof. William Daniel Phillips docente e pesquisador na Universidade de Maryland – EUA (laureado pelo Prêmio Nobel de Física em 1997), onde falou sobre suas concepções pessoais relacionadas com ciência e religião e o peso que cada uma tem em sua vida.

Para Phillips, embora a ciência e a religião difiram em muitos aspectos, por exemplo, na verificabilidade e falseabilidade das afirmações, elas também têm características comuns (por exemplo, entendimento baseado na experiência, razão e sabedoria recebida).

O cientista discutiu sua crença em Deus como um criador cósmico que está em um relacionamento pessoal com todos nós e considera as dúvidas e questões que os cientistas, ou quaisquer pensadores críticos com fé religiosa, enfrentam.

Vale a pena assistir à conversa que o Prof. William Phillips manteve com quem decidiu comparecer neste evento, clicando AQUI.