27 de setembro de 2019

Prof. Vicent Mateu (Univ. Salamanca) no “Colóquio diei” do IFSC/USP

Na edição do Colloquium diei relativo ao dia 27 de setembro, o Prof. Vicent Mateu, da Universidade de Salamanca, discorreu sobre o tema Elementary Particles: From the lightest (Photon) to the heaviest (The Top Quark).

Em uma verdadeira jornada através da história da física de partículas, o palestrante iniciou sua apresentação transmitindo fatos importantes relacionados com a descoberta do elétron até aos principais conceitos do LHC, com a descoberta do “bóson de Higgs” e os esforços e desafios para medir a maior massa de quarks com alta precisão (e a falha em encontrar a física além do modelo padrão).

Mateu apresentou, ainda, os principais conceitos-chave, como confinamento e simetria, bem como o seu papel na previsão de novas partículas.