22 de maio de 2019

Prof. Valter Líbero (IFSC/USP) ministra colóquio na UFSCar

Realiza-se no próximo dia 23 de maio, quinta-feira, às 16h30, na Sala de Seminários ”Swieca Nova”, mais um colóquio promovido pelo Programa  de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de São Carlos  (PPGF/UFSCar), com o título Observatório Dietrich Schiel: do Cometa Halley aos raios cósmicos, uma história de divulgação científica, ministrado pelo Prof. Dr. Valter Luiz Líbero, docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e ex-Diretor do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC/USP), atual coordenador das atividades do Observatório Dietrich Schiel.

O Observatório Dietrich Schiel faz parte do setor de Astronomia do Centro de Divulgação Científica e Cultural, CDCC, da USP. Situa-se na parte sul do Campus da USP e por cerca de 35 anos vem divulgando e ensinando astronomia para a população da região de São Carlos. Particularmente, sua ação entre jovens estudantes é profunda, sendo que as visitas monitoradas já fazem parte do programa de muitos professores de ciências. Sua história e evolução se deram em um dos períodos mais férteis da astronomia moderna, desde a passagem do Cometa Halley até as ondas gravitacionais. Acompanhando sempre de perto a evolução da astronomia, em breve será disponibilizado um visualizador de trajetórias mésons, partículas criadas por raios cósmicos que bombardeiam nossa atmosfera constantemente.