13 de setembro de 2019

Prof. Roberto Boczko fala sobre “A astronomia e os calendários”

A edição do Colloquium diei, relativa ao dia 13 de setembro, trouxe o tema A astronomia e os calendários, apresentado pelo Prof. Dr. Roberto Boczko, docente e pesquisador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP).

Em seu colóquio, Boczko começou por salientar que uma das necessidades do ser humano, desde há muito tempo, tem sido a de contar a passagem do tempo, seja para fins sociais, agrícolas ou religiosos. Para garantir a continuidade e por limitações tecnológicas, tiveram que basear a confecção de seus calendários em observações dos astros. Por facilidade, procuraram agrupar dias em períodos maiores e, esses em outros ainda maiores. O grande problema a ser enfrentado: a incomensurabilidade entre os períodos astronômicos disponíveis!

O palestrante enfatizou que a ciência e a arte da definição de calendários está na engenhosidade de como tratar as frações de períodos que não “cabem” nos períodos maiores, tendo apresentado os diferentes períodos usados em calendários, como seus formadores gerenciaram a incomensurabilidade entre os períodos adotados e, especialmente, como evoluíram os calendários que originaram o calendário gregoriano atualmente em uso.