31 de outubro de 2019

Prof. Paulo Faria da Veiga (ICMC/USP) ministra simpósio no IFSC/USP

O Prof. Paulo Faria da Veiga, docente e pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), foi o palestrante convidado em mais uma edição do “Café com Física”, um programa de seminários que usualmente se realiza em nosso Instituto, e que teve lugar no dia 30 do corrente mês, com a apresentação do tema On Thermodynamic and Ultraviolet Stability of Yang-Mills.

Paulo da Veiga é Professor Titular e ex-Chefe do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC-USP, São Carlos, Paulo Veiga é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, desde 1993, e foi consultor para a Área Internacional do CNPq entre os anos de 2011 e 2014.

É Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1980), Mestrado em Física Teórica pela UNESP (1984) e Doctorat ès Sciences Physiques, Ecole Polytechnique-Palaiseau-França e Université de Paris XI, Orsay (1991).

Foi Professor Visitante no Mathematics Department e também do Department of Physics, Lyman Lab, Harvard University EUA (de 1990 a 1993) e fez seu pós-doutorado no Institute of Advanced Studies de Princeton (1990). É professor no ICMC-USP, São Carlos, desde 1993 e tem experiência na área de Matemática Aplicada e Física Teórica, com ênfase em Física-Matemática, atuando principalmente em Resultados Analíticos Rigorosos em Mecânica Estatística e Teoria Quântica dos Campos, Teoria Construtiva de Campos, Análise Multi-Escala, Grupo de Renormalização, Análise Espectral, Espectro de Geradores de Dinâmica.

Além da pesquisa em Física-Matemática, mais recentemente dedicou-se bastante à Educação Transnacional e coordenou a participação da USP (pesquisadores, técnicos e alunos de graduação e pós-graduação) em diversas redes de cooperação europeias e sul-americanas, gerenciando a outorga de bolsas de estudo. Foi responsável por toda a mobilidade acadêmica na USP por mais de dois anos, coordenador de 06 consórcios Eramus Mundus, com cerca de 230 bolsas de estudos da UE para pós-graduação e graduação para alunos da USP. Foi membro do Conselho Diretor do Centro de Matemática e Estatística Aplicada à Indústria do ICMC-USP e de outros conselhos deliberativos no campus de São Carlos, da reitoria da USP e do ICMC-USP.