29 de março de 2019

Prof. Luis Marcassa fala de produção de moléculas polares diatômicas

No dia 29 do corrente mês realizou-se mais uma edição do programa Colloquium diei, tendo como palestrante o docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Luis Marcassa, que dissertou sobre o tema Produção de moléculas frias com luz laser.

Neste colóquio foram discutidas formas de produção de moléculas polares diatômicas. Marcassa discorreu sobre o desenvolvimento de técnicas de resfriamento e aprisionamento de moléculas polares diatômicas, tendo explicado que a espectroscopia em moléculas aprisionadas pelo frio tem o potencial de melhorar testes de física fundamental, busca de variação constante fundamental e medida do momento de dipolo elétrico de elétrons.

O docente afirmou que é esperada também uma nova química molecular envolvendo um único estado quântico, que desempenhe um papel importante em tais amostras frias. Além disso, moléculas polares aprisionadas pelo frio têm sido propostas para computação quântica, bem como simulador de sistemas quânticos de interação forte. Embora, tais aplicações sejam todas muito estimulantes, a produção de uma amostra molecular fria e densa ainda é muito desafiadora, segundo o pesquisador.