11 de agosto de 2021

Prof. Glaucius Oliva é o novo vice-presidente da ABC para a região São Paulo

A diretoria da Academia Brasileira de Ciências (ABC), em sua reunião virtual realizada no passado dia 06 de agosto, elegeu o docente e pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Prof. Glaucius Oliva, para o cargo de vice-presidente Regional da ABC para a Região de São Paulo, ocupando, assim, o cargo deixado em aberto desde 11 de julho último com o falecimento do Prof. Oswaldo Luís Alves. O mandato do Prof. Oliva, bem como de todos os membros desta Diretoria, segue até maio de 2022.

Glaucius Oliva é professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo em São Carlos (IFSC-USP). É coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CIBFar/Cepid) da Fapesp.

Doutorado em cristalografia de proteínas pela Universidade de Londres (1988), seus principais interesses de pesquisa estão centrados em biologia estrutural e química medicinal aplicados ao planejamento e desenvolvimento de novos fármacos, com particular ênfase em doenças infecciosas endêmicas brasileiras. Hoje lidera uma equipe de pesquisas com composição multidisciplinar de físicos, biólogos e químicos. Também tem liderado projetos em colaboração com empresas farmacêuticas nacionais.

Foi diretor (2010) e presidente (2011-2015) do Conselho Nacional e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), bem como fundador e membro do governing board do Conselho Global de Pesquisas (GRC, na sigla em inglês).

É comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, membro da TWAS (The World Academy of Sciences for the advancement of science in developing countries) e fellow do Birkbeck College da Universidade de Londres.