16 de maio de 2022

Prof. Djalma Mirabelli Redondo – Um Verdadeiro Professor (†13/05/2022) – Um depoimento pessoal…

Tive a sorte de conhecer o Memorável e Estimado Prof. Djalma Mirabelli Redondo nos meus primeiros dias de USP, em 1978, nas aulas teóricas de Física 1 oferecidas no prédio mais importante do Campus de São Carlos, o E1.

Já naqueles primeiros momentos de USP, me impressionou sua delicadeza conosco, jovens ingressantes da Universidade, apresentando com entusiasmo suas aulas muito bem preparadas, recheadas de profundo conhecimento em temas diversos, nos auxiliando a perceber que a Física deveria andar ao lado de outras áreas do saber, sempre nos indicando referências de qualidade em vários idiomas, incluindo espanhol, francês e inglês. Quanto aprendizado através de apenas uma pessoa!

No primeiro semestre de 1978, passamos por uma longa greve, que culminou na reprovação de praticamente todas as alunas e todos os alunos do Campus, criando uma série de problemas associados com o acúmulo de disciplinas e pré-requisitos. Felizmente, tivemos o Prof. Djalma para nos auxiliar em todas as barreiras encontradas, sempre com autoridade e muito empenho. Sabíamos que tínhamos alguém ao nosso lado, sem perder o rigor nas disciplinas que ele oferecia e nas avaliações que aplicava.

A sorte continuou, pois ele nos ofereceu várias disciplinas ao longo do Curso de Bacharelado em Física.

Posteriormente, já como docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), tive o Prof. Djalma como um ótimo parceiro acadêmico.

Durante o período que coordenei os Laboratórios de Ensino do IFSC/USP, ao longo da década de 1990, contei várias vezes com seu apoio, tanto para elaborar projetos dedicados à criação do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, quanto para discutir temas associados ao Ensino de Física. Em uma dessas atividades conjuntas, acabamos publicando um artigo na Revista Brasileira de Ensino de Física, intitulado ”Construção de um aparato experimental destinado à demonstração do efeito provocado pela força de Coriolis”, em 1998.

Deste modo, em todos meus momentos acadêmicos importantes, tal como na minha posse como Diretor do IFSC/USP, nunca deixei de firmemente homenageá-lo e agradecê-lo pela múltipla formação que ele conscientemente me ofereceu.

Espero que continuemos tendo professores com a índole acadêmica do Prof. Djalma, que ajudou a construir nossa prestigiosa Instituição, tendo atuado na Gestão tanto da Unidade, sendo, por exemplo, Chefe do Departamento de Física e Ciência dos Materiais do IFQSC/USP, quanto do nosso Campus, como Prefeito. Mais do que isso, que continuemos tendo colegas na USP que mereçam o título que ele sempre honrou ter, o de Professor no sentido exato e mais nobre da palavra.

Caríssimo Prof. Djalma Mirabelli Redondo, muitíssimo obrigado por tudo que me ensinou e aqui descrevo com humildes e poucas palavras. Espero poder manter viva a memória das suas preciosas contribuições. Será difícil, pois a dimensão dos seus conhecimentos era vasta, extrapolando os domínios da Física.

Tito J. Bonagamba