14 de novembro de 2019

Prof. Belyanin fala sobre “Optics of Dirac and Weyl Semimetals”

O Prof. Alexey Belyanin, docente e pesquisador do Departamento de Física e Astronomia da Universidade de Texas A&M (EUA), foi o palestrante convidado em mais um seminário organizado pelo Grupo de Óptica do IFSC/USP, subordinado ao tema Optics of Dirac and Weyl Semimetals, realizado no dia 14 deste mês.

Belyanin salientou que os férmions relativísticos de Dirac e Weyl foram extensivamente estudados na teoria quântica de campos, sendo que, recentemente, eles surgiram no cenário de matéria condensada não-relativística, como estados de “quasipartículas” sem intervalos em alguns tipos de cristais.

Exemplos de sistemas 2D incluem grafeno e estados de superfície em isoladores topológicos, como Bi2Se3. Sua reencarnação em 3D se processa através dos semimetais Dirac e Weyl, que foram descobertos recentemente.

O palestrante mostrou como as informações sobre a estrutura eletrônica dos semimetais de Weyl e suas propriedades topológicas podem ser extraídas de forma inequívoca de sua resposta óptica, nomeadamente através da reflexão, transmissão e alteração de polarização da radiação incidente.