Notícias

18 de agosto de 2025

Prof. Antonio Carlos Hernandes (IFSC/USP) recebe homenagem na qualidade de egresso da Universidade Estadual de Londrina (PR)

 

Prof. Antonio Carlos Hernandes com a Reitora da UEL, Profª Profa Marta Fávaro, e o Prof Eduardo Di Mauro, Professor do Departamento de Física da UEL e Vice-Reitor da UEL no período de 2002 a 2006.

 

Pela primeira vez em sua história e no âmbito das comemorações alusivas aos cinquenta e cinco anos da instituição, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) (PR) realizou no passado dia 11 do corrente mês uma homenagem pública aos seus egressos dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação – no total cem mil estudantes -, tendo reunido, para o efeito, um representante de destaque de cada programa de graduação e pós-graduação, totalizando 52 egressos da graduação, 47 de mestrado e 32 de doutorado, escolhidos pelos coordenadores dos colegiados dos cursos e dos programas de pós-graduação.

Dentre os homenageados esteve presente o docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, egresso do Curso de Graduação daquela universidade, que recebeu, tal como os restantes, um certificado pela participação e pela contribuição dada à história da UEL, sendo que é intenção da instituição fazer aprovar junto ao seu conselho universitário o dia 11 de agosto como o “Dia do Egresso”.

Nesta homenagem, a reitora da UEL, Profª Marta Fávaro, entregou a cada homenageado um documento onde se pode ler: Você faz e continua fazendo a diferença. Com seu percurso acadêmico, sua dedicação ao conhecimento e sua atuação na sociedade, ajudou a fortalecer e a projetar o nome da Universidade Estadual de Londrina para além dos seus limites. Neste ano em que a UEL comemora 55 anos, celebramos também a sua trajetória. Porque ser UEL é isso: fazer parte de uma história coletiva, construída por pessoas que acreditam na educação, na ciência, no serviço à comunidade e no futuro. O tempo na UEL foi um capítulo importante e, agora, sua caminhada segue inspirando e ampliando o legado desta Universidade. A UEL é grata. E sempre será. Com orgulho e reconhecimento.

Ao ser homenageado como egresso de sua antiga universidade, um professor universitário sente-se atravessado por um sopro de tempo que o envolve por inteiro. É como se cada aplauso que ecoa no auditório abrisse uma fresta na memória, permitindo-lhe revisitar, um a um, os capítulos de sua própria história. Vê-se novamente jovem, carregando livros debaixo do braço, percorrendo corredores onde os sonhos eram maiores que as incertezas, encontrando mestres que, sem perceber, lhe plantavam as sementes de um destino que agora se cumpre.

Certamente que, para o Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, esse não foi apenas um prêmio, uma homenagem. Foi – e é –  um abraço simbólico dado pela mesma casa que um dia o recebeu com a timidez dos primeiros passos e que agora o reconhece com a autoridade de quem deixou marcas. A homenagem não se traduz apenas em palavras bonitas. Ela carrega o peso e a leveza de um ciclo que se fecha — o aluno que se tornou mestre, o aprendiz que agora é farol para outros. Enquanto seu nome ressoa pelo espaço, ele percebe que carrega consigo uma multidão invisível: professores que o inspiraram, colegas que dividiram angústias e vitórias, familiares que sustentaram seus voos. Aquele momento, embora centrado nele, é tecido com fios de muitas mãos e muitas histórias.

O IFSC/USP sente-se verdadeiramente orgulhoso com esta homenagem que foi prestada ao Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, tendo a firme convicção de que educação não é um destino, mas um caminho que se renova a cada passo.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus