13 de julho de 2021

Pró-Reitoria de Pós-Graduação premiará melhores teses de 2019 e 2020

Novidade deste ano é a inclusão de três novas áreas voltadas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Estão abertas, até o dia 18 de agosto, as inscrições para o Prêmio Tese Destaque USP, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação que tem como objetivo reconhecer e premiar as teses de doutorado de destaque defendidas nos Programas da USP, em todas as áreas do conhecimento, e estimular a constante busca pela excelência na pesquisa.

O autor da Tese Destaque USP receberá um prêmio no valor de R$ 10 mil e, seu orientador, R$ 5 mil. Também serão concedidas duas menções honrosas, que receberão diplomas de premiação assinados pelo reitor da Universidade.

São elegíveis as teses de doutorado defendidas na USP entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2020, em cada uma das nove grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Letras, Linguística e Artes; e Multidisciplinar.

A novidade da edição deste ano é a inclusão de três áreas voltadas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): Sustentabilidade Ambiental, Sustentabilidade Econômica e Inclusão Social e Cultural.

“O modo de responder perguntas científicas relevantes tem sofrido aperfeiçoamentos, deixando de ser realizado sob a perspectiva de somente uma área de conhecimento para um modelo em que várias participam. Além deste fato, a ONU tem se esforçado para que as pesquisas, em todas as áreas, também se preocupem com o desenvolvimento sustentável em vários aspectos como uma maneira de melhorar a qualidade de vida na sociedade. A mudança no prêmio reflete essas mudanças, na qual todas as teses e áreas do conhecimento podem participar das três novas categorias baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Tenho certeza de que essas teses mostrarão para a sociedade e para a comunidade interna da Universidade a excelente qualidade da ciência e da formação de estudantes realizadas na USP”, destaca o pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Os trabalhos serão avaliados por 12 comissões julgadoras indicadas pela Pró-Reitoria, levando-se em conta critérios como originalidade da tese, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e valor agregado ao sistema educacional. O resultado será divulgado no dia 5 de outubro. A cerimônia de premiação será realizada no dia 20 de outubro.

As inscrições devem ser feitas, clicando AQUI.

Mais informações sobre as inscrições para o prêmio podem ser obtidas na página da Pró-Reitoria (VER AQUI).

O Prêmio Tese Destaque USP foi entregue pela primeira vez em 2011, para celebrar os 100 mil títulos da Pós-Graduação da Universidade e como uma forma de reconhecer a qualidade de seus alunos. Naquele ano, foram distribuídos 30 prêmios. Devido ao sucesso da iniciativa, o prêmio foi institucionalizado através da Resolução CoPGr 6423, de 27 de setembro de 2012, e já está em sua décima edição.

(Por: Adriana Cruz – Assessoria de Comunicação da USP)