Notícias

13 de março de 2019

Pré-Inscrições – Escola de Física Contemporânea – EFC 2019

Uma semana inteira em regime de internato (com hotel e alimentação) e em contato diário (das 07h00/21h00) com cientistas e professores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP). Aulas expositivas e experimentais, palestras sobre temas atuais de física, visitas monitoradas às oficinas e aos laboratórios de ensino e pesquisas do Instituto – que é considerado um dos maiores centros de pesquisa multidisciplinar da América Latina -, e conhecer indústrias de tecnologia de ponta que nasceram dentro dos laboratórios do IFSC/USP.

Enquanto a maioria dos estudantes do ensino médio aproveita o período para curtir as férias, um vasto lote de alunos talentosos oriundos de todos os estados do país decide mergulhar nos laboratórios do IFSC/USP, decifrar enigmas, lançar e resolver problemáticas, encarar as complexidades propostas pela Ciência. Este é, sucintamente, o desafio lançado aos alunos do ensino médio do país pela Escola de Física Contemporânea (EFC), que desde 2001 é organizada pelo Instituto de Física de São Carlos e que esta ano ocorrerá entre os dias 30 de junho e 06 de julho.

A EFC tem sido para muitos alunos a porta de entrada que deu acesso a uma formação superior de grande qualidade não só em Física, como também em muitas outras áreas do conhecimento, transformando-os em quadros altamente qualificados e transportando-os para áreas profissionais de excelência no Brasil e no resto do mundo. Pela EFC já passaram jovens que hoje são cientistas nas mais variadas áreas do conhecimento e que estão ao serviço de instituições públicas e privadas; engenheiros, biólogos, farmacêuticos, químicos, profissionais nas mais diversas áreas da medicina, profissionais da área financeira, físicos, cientistas de dados, cientistas da área petrolífera, nanomedicina, defesa e aeroespacial, isto só para dar alguns exemplos.

Sempre com altas expectativas, os alunos que participaram de anteriores edições da EFC não esconderam seu entusiasmo perante aquilo que a Escola se propunha oferecer. Carlos Henrique da Costa Silva, que em 2018 viajou desde o Mato Grosso do Sul, a EFC constituiu um grande motivo de interesse para seus projetos futuros. Clique na imagem abaixo para acessar as declarações de Carlos Silva.

Da mesma forma, Elisa Capdeville, que viajou do Rio de Janeiro para a EFC-2018, conta como a Escola lhe deu a oportunidade para mergulhar naquilo que ela mais gosta – Física. Clique na imagem abaixo para conferir as declarações da aluna.

Também participante da EFC-2018, Karina Lopes, que veio do Paraná, decidiu se inscrever na Escola como uma forma de decidir qual o rumo profissional que iria tomar. Clique na imagem abaixo para conferir as declarações de Karina.

Raquel Gama, residente em Governador Valadares (MG), descobriu, na 5ª Série, a Olimpíada Brasileira de Matemática e tentou vencer esse obstáculo, mas não conseguiu chegar lá. Tudo parecia complicado demais, inatingível, mesmo. Embora muito nova, refletiu sobre esse “insucesso”, investigou o que tinha feito errado e tentou novamente no ano seguinte: resultado – uma medalha de bronze. E não parou por aí. Já na 7ª Série conquistou nova medalha de bronze na competição e na 8ª Série levou uma de prata para casa. A matemática começou a ser para a jovem uma espécie de companheira de todos os dias, algo que começou a fazer parte integrante de sua vida. Quanto às olimpíadas do conhecimento, essas competições começaram a mostrar a ela um mundo diferente, já que além do prazer em ganhar medalhas, as olimpíadas facultaram à jovem uma relação com muitas pessoas, entre alunos, professores e pesquisadores, além do fascínio e da descoberta proporcionadas de realizar inúmeras viagens por um país (o seu) até aí desconhecido para ela.

E a paixão por participar em olimpíadas, sua luta para ser “algo”, apareceu inexoravelmente no ensino médio, com participações em diversas olimpíadas do conhecimento – Física, Química, Matemática, Astronomia, etc. -, até que, subitamente, a jovem ouviu falar de uma iniciativa que prendeu sua atenção: A Escola de Física Contemporânea (EFC).

Candidatou-se e foi selecionada para a edição de 2014, onde, durante oito dias, em regime de internato, mergulhou a fundo na temática, trabalhou exaustivamente nos laboratórios junto com seus colegas, trocou ideias e sanou suas dúvidas com pesquisadores e docentes da USP:

“Participar da EFC foi muito importante e decisivo na minha vida. Antes de participar eu não tinha certeza do que cursar na graduação, gostava de exatas e por isso achava que devia cursar Matemática. Na EFC me foi introduzido aspectos da Física, além dos que aprendemos no Ensino Médio, e me fez perceber que Física era o que eu realmente gostaria de estudar. Além das palestras e aulas, o que mais gostei foi ir ao laboratório e fazer experimentos de Física Moderna pela primeira vez. Senti-me uma cientista!! E, quando voltei da Escola, decidi me tornar uma de verdade”. Embora sua decisão de fazer Física remontasse ao 3º ano do Ensino Médio, Raquel confessa que a EFC foi decisiva para sua escolha definitiva: “Depois de ter conhecido o IFSC, através da EFC, não hesitei: lancei-me nos braços do Instituto de Física de São Carlos, em 2015, através do vestibular, um instituto de nível internacional com uma infraestrutura fantástica e com docentes e pesquisadores de alto nível”.

Raquel Gama concluiu seu Bacharelado em Física em janeiro do corrente ano e durante seu percurso acadêmico conquistou os seguintes prêmios:

SIFSC – (2017) Prêmio de Mérito Científico “Profa. Dra. Yvonne Primerano Mascarenhas”Projeto de Iniciação Científica;

“Prêmio AUREMN” (2018) Melhor trabalho de Iniciação Ciêntífica.

Como o número de vagas é limitado, os alunos interessados em participar da EFC – 2019 serão submetidos a um processo seletivo. Para concorrer a uma vaga, o aluno interessado deverá realizar sua pré-inscrição a partir do dia 01/03/2019 exclusivamente no site da EFC.

Para realizar sua pré-inscrição, o aluno deverá preencher o Formulário de Pré-Inscrição na EFC e submeter, pelo site, acesse no menu, junto com a cópia atualizada de seu histórico escolar.

Importante: A falta de qualquer informação solicitada ou do Histórico Escolar atualizado poderá acarretar em eliminação do candidato do processo seletivo para a EFC. O mesmo acontecerá caso o formulário específico de pré-inscrição não seja enviado ou seja preenchido por outra pessoa que não o aluno candidato à vaga na EFC.

As pré-inscrições se encerram no dia 14/04/2019 e, então, serão avaliadas pela Comissão Organizadora da EFC. Os alunos selecionados para participar da escola serão informados até o dia 20/05/2019.

Importante: Caso haja desistência por parte dos alunos selecionados na primeira fase da seleção, os alunos mais bem classificados dentre os não convocados poderão ser chamados oportunamente.

Para se inscrever na EFC-2019, ou obter mais informações sobre a Escola, clique AQUI.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..