24 de janeiro de 2011

Posse do novo presidente do CNPq

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) comunica que, no dia 27 de janeiro, será realizada a posse do professor, Glaucius Oliva, à presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A posse será realizada às 16h30, no auditório do edifício sede do CNPq, Santos Dumont, localizado na Quadra 01, conjunto B, Térreo, em Brasília (DF).

Sobre o novo presidente do CNPq

Glaucius Oliva é professor titular do IFSC e, antes de ser indicado à presidência, exercia o papel de Diretor do CNPq, na área de Engenharias, Ciências Exatas e Humanas e Sociais.

É Coordenador do Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural, um dos centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CBME/CEPID) da FAPESP e Coordenador do Instituto Nacional de C&T de Biotecnologia Estrutural e Química Medicinal em Doenças Infecciosas do MCT, Ministério da Saúde e FAPESP (INBEQMeDI/INCT).

Doutorou-se em Cristalografia de Proteínas pela Universidade de Londres em 1988. Hoje lidera uma equipe de pesquisas com cerca de 80 participantes, com uma composição multidisciplinar de físicos, biólogos e químicos. Tem mais de 134 artigos publicados em revistas internacionais, os quais foram citados 1850 vezes em outros artigos científicos (ISI).

Também tem liderado projetos em colaboração com empresas farmacêuticas nacionais. É Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (trecho extraído do currículo lattes do docente).

Data: 24 de janeiro