7 de fevereiro de 2019

Valtencir Zucolotto é o novo coordenador do Polo do IEA/USP São Carlos

O docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Valtencir Zulotto, é o novo Coordenador do Polo do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP) de São Carlos, tendo cessado, a partir do dia 17 do corrente mês, suas funções no cargo de Vice-Coordenador desse mesmo órgão, conforme portaria assinada pelo reitor nessa data. O reitor escolheu Zucolotto a partir de lista tríplice votada pelo Conselho Deliberativo do IEA, na qual constavam também os nomes de Cibele Saliba Rizek, professora titular do IAU, e Carlos Alberto Montanari, professor titular do Instituto de Química de São Carlos (IQSC).

Professor titular e coordenador do Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia do IFSC/USP (GNano), Zucolotto manifesta-se honrado e feliz com a indicação de seu nome pelo Conselho do IEA de São Paulo para coordenar o Polo de São Carlos, sublinhando que a missão do IEA, como o próprio nome indica – e como é praxe em qualquer instituto de estudos avançados no mundo –  é congregar cientistas, pesquisadores e pensadores em torno de objetivos concretos que levem ao levantamento de problemas relevantes nas áreas científica, social e cultural da sociedade, equacionando-os e propondo soluções, sendo que o IEA de São Carlos representa esses conceitos dentro de sua área geográfica.

Com o Campus USP de São Carlos inteiramente dedicado às engenharias, ciências exatas e arquitetura, o foco da gestão de Valtencir Zucolotto terá duas frentes prioritárias: “A primeira prioridade será a criação de grupos de trabalho que terão a missão de pensar na resolução dos diversos problemas que ainda subsistem no nosso Campus e na nossa cidade, propondo soluções exequíveis. A segunda prioridade será o estabelecimento de convênios e parcerias com empresas, igualmente com foco na resolução de eventuais problemas sociais, ambientais e econômicos, entre outros. Agindo dessa forma, estaremos ainda mais próximos da sociedade”, sublinha Zucolotto.

Programas sabáticos dedicados a pesquisadores e a intensificação de parcerias com as Unidades que constituem o Campus USP de São Carlos – igualmente para auxiliar na resolução de alguns problemas -, constituirão outras linhas de atuação do novo Coordenador do Polo do IEA de São Carlos, que pretende ainda realizar uma reforma física e a criação de acessibilidades na sede do órgão, integrando-a ao Centro Cultural da USP, bem como a modernização dos espaços interiores. “Com tudo isso, nossa intenção é trazer mais gente para dentro do IEA”, finaliza Zucolotto.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP