26 de novembro de 2018

“Photocatalytic study of CuWO4 for the degradation of Rhodamine-B dye”

O Grupo de Pesquisa em Nanomateriais e Cverâmicas Avançadas (NaCA/IFSC), sediado no Campus – 2, realizou no dia 23 do corrente mês mais um seminário, apresentado pela doutoranda na área de Desenvolvimento, Caracterização e Aplicação de Materiais, Naiara Arantes Lima, subordinado ao tema Photocatalytic study of CuWO4 for the degradation of Rhodamine-B dye.

Em sua apresentação, Naiara começou por abordar como o atual processo da indústria têxtil de papel e curtume consome uma quantidade considerável de corantes orgânicos, como Rodamina-B, que são altamente tóxicos, carcinogênicos e teratogênicos.

Em sua palestra, Naiara pontuou como estes corantes são produtos economicamente vantajosos devido à boa fixação e estabilidade térmica / química, que mantém a cor por um longo período de tempo, sendo que, e por outro lado, como subproduto do processo de tingimento, há uma grande quantidade de água contaminada com Rodamina-B, que é descartada no ambiente sem tratamento adequado para a remoção / degradação das moléculas de corante.

Conhecendo este problema e com o objetivo de resolvê-lo, são necessários novos materiais capazes de degradar esses corantes, devolvendo a água tratada ao meio ambiente. Para ser factível, este material deve ter três características principais: alta eficiência, baixo custo e síntese simples. Na visão destes requisitos, a palestrante evidenciou como alguns óxidos semicondutores nanoparticulados foram estudados devido a sua eficiência como fotocatalisadores na degradação destes corantes. Principalmente por serem fotoativados com radiação na faixa visível do espectro eletromagnético.

Para a palestrante, é possível degradar Rodamina-B usando uma fonte limpa, barata, segura e abundante, que é a luz do sol. Entretanto, os mecanismos responsáveis pela fotoatividade ainda não estão totalmente elucidados. Por esta razão, a atividade fotocatalítica e a mecânica envolvida na degradação da Rodamina-B foram estudadas usando CuWO4 como catalisador e H2O2 como o agente sacrificial na reação.

O catalisador escolhido foi sintetizado pelos métodos Coprecipitation (CM), Hydrothermal (HM) e modificado por precursores poliméricos (MPP). Estes catalisadores foram estudados por termogravimetria, difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura, análise de área superficial por BET e UV-Vis. CuWO4 com e sem adição do agente de sacrifício, para ter a melhor eficiência na fotodegradação de Rodamina-B, usando radiação visível.