24 de fevereiro de 2011

Peter Biermann discute “Primeiras estrelas no Universo”

A primeira palestra de 2011 do ciclo intitulado “Café com Física” ocorreu hoje, 24, às 10h30, no Instituto de Física de São Carlos, inaugurando o ano. O “Café com Física” já tem mais de 15 eventos previstos para este ano letivo, e pretende reunir docentes, pós-graduandos e alunos seniores de graduação com pesquisadores ativos que são convidados a discutir seus projetos recentes.

Quem esteve no IFSC nesta oportunidade foi Peter Biermann, pesquisador alemão do Instituto Max Planck de Rádio Astronomia, em Bona. Recentemente, Biermann tem se dedicado à investigação mais profunda de Raios Cósmicos, assunto que abordou na primeira edição do Workshop de Astrofísica de Partículas (Astroparticle Physics Workshop), realizado no próprio IFSC entre 21 e 23 de fevereiro. Aproveitando esta sua passagem pelo Brasil, Biermann proferiu esta palestra para um público de cerca de 20 interessados no “Café com Física”.

Para este evento, o pesquisador discorreu sobre o tema “The first stars ever in the Universe” (As primeiras estrelas do Universo), assunto que parte do princípio da própria evolução do Universo. A idéia dos seminários do “Café com Física” é promover o diálogo em um ambiente informal, e por essa razão a interação entre palestrante e público interessado é muito intensa, resultando em uma série de perguntas e debates.

A próxima edição do evento está programada para ocorrer no próximo dia 15 de março. Aguarde informações e acompanhe o site: http://www.ifsc.usp.br/~cafecomfisica/index.html

Data: 24 de fevereiro