22 de junho de 2018

Pesquisadores estagiários franceses apresentam seminários no IFSC/USP

Justin Marc Abel Fine e Remy Serge Christian Lecordier, jovens pesquisadores franceses do Instituto Universitário Tecnológico de Marselha (França), que desenvolvem seu estágio no Grupo de Pesquisa em Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas (NaCA) do IFSC/USP, realizaram no dia 21 de junho, na Área-2 do Campus USP de São Carlos, um seminário conjunto dividido em dois temas.

O primeiro tema, apresentado por Justin Fine, abordou Nanopartículas de ouro na superfície do filme fino SrTiO3: aplicação como sensor de gás ozônio.

Apesar do fato de sensores de gás terem sido desenvolvidos a partir dos 50 anos do século passado, seu estudo ainda é relevante. De fato, o número de artigos científicos sobre sensores de gás tem aumentado ano após ano, sendo que, entre esses estudos, o ozônio tem sido um dos assuntos com maior destaque, nomeadamente porque pode promover problemas de saúde quando inalado, mesmo em níveis relativamente baixos.

SrTiO3 é um dos materiais de interesse que tem sido extensivamente estudado como sensor de gás, por exemplo sensor de ozônio. No entanto, o SrTiO3, quando exposto ao gás ozônio, não apresenta resposta, mesmo em concentrações consideradas de alto risco para humanos.

O principal objetivo deste estudo, realizado por Justin Fine, é a preparação de filmes finos de SrTiO3, por bombardeamento com magnetron de RF dopado com nanopartículas de ouro, para melhoria da propriedade do sensor.

Por seu turno, Remy Lecordier apresentou e dissertou sobre o segundo tema, intitulado Nanotubos de TiO2 e filme fino de SnO2 aplicados como sensores de gás.

Semicondutores de óxidos formam um grupo de compostos cujas propriedades específicas de superfícies e interfaces são usadas para detecção de gás. O dióxido de estanho SnO2 e o dióxido de titânio TiO2 são bons candidatos para a aplicação de sensores de gás.

Remy propõe, em seu estudo, a preparação de nanotubos de TiO2 a partir de pulverização por RF, seguido de anodização. Por outro lado, os filmes finos de SnO2 foram obtidos por RF Sputtering e SnO2 dopado com Co, que igualmente foram preparados por pulverização de RF e DC.

As propriedades elétricas e estruturais dos materiais foram investigadas pelo pesquisador francês, usando Espectroscopia Raman, Difração de Raios X (XRD) e Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV).