13 de outubro de 2020

Pesquisadores do IFSC/USP desenvolvem novo tubo endotraqueal

Pesquisadores do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) finalizaram o processo de desenvolvimento de um tubo endotraqueal especial que evita a formação de colônias bacterianas, evitando, dessa forma, infecções. O trabalho foi recentemente publicado pela prestigiosa revista da Academia Americana de Ciências – Procedings of the National Academy of Science (PNAS), no último mês de agosto.

O processo de intubação nada mais é que a introdução de um tubo na traqueia, um procedimento médico rotineiro que se realiza sempre que existe a necessidade de auxiliar a respiração de pacientes que estejam com doenças respiratórias, ou pelo fato do sistema nervoso estar comprometido em dar o comando aos pulmões para inflarem e desinflarem.

Quando aplicado, o designado tubo endotraqueal é, de fato, um objeto estranho ao corpo humano, sendo que na região da traqueia onde ele fica instalado existem mucos e outros fluidos, que, em situação normal, são constantemente trocados. Porém, na presença do tubo, esses fluidos e mucos acumulam-se e, devido a esse fato, inicia-se aí um processo de multiplicação bacteriana e as infecções se estabelecem, sendo muito comum os pacientes intubados contraírem pneumonia.

O trabalho dos pesquisadores do Grupo de Óptica do IFSC/USP consistiu em aderir ao novo tubo endotraqueal uma molécula de curcumina – que é totalmente amigável ao ser humano, não causando nenhum problema -, tendo-se introduzido nesse tubo  uma fibra óptica – pouco mais grossa que um fio de cabelo – que ilumina o interior.

Dessa forma, quando as moléculas são iluminadas, um processo chamado “ação fotodinâmica” ocorre na superfície do tubo, produzindo espécies reativas de oxigênio, que atacam as bactérias, evitando assim qualquer infecção.

Figura mostrando a sequência: o tubo convencional, seguido do mesmo tubo já revestido com curcumina e, finalmente, o interior do tubo sendo iluminado

A equipe de pesquisadores está agora realizando mais testes e ensaios para, finalmente, testar em seres humanos.

Se este protocolo for bem sucedido, a solução poderá ser um alivio para os problemas de infecção relacionados com a ventilação mecânica em todo mundo, especialmente agora, em um momento grave onde as infecções respiratórias são as principais preocupações relacionadas com a pandemia da COVID-19.

Este trabalho de pesquisa teve a colaboração de pesquisadores da Universidade de Coimbra (Portugal).

Para conferir o artigo publicado na Procedings of the National Academy of Science (PNAS), clique AQUI.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP