8 de março de 2019

Pesquisador do IFSC/USP toma posse como membro afiliado da ABC

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) realiza, no dia 14 de março, em São Paulo, o Simpósio e Diplomação de Novos Membros Afiliados da Regional São Paulo, um evento que acontecerá no Auditório István Jancsó – Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Universidade de São Paulo (USP).

Anualmente, a ABC elege jovens cientistas de excelência, com menos de 40 anos, para integrarem a Academia por um período de 5 anos. São escolhidos até 5 pesquisadores por regional: Minas Gerais e Centro-Oeste, Nordeste e Espírito Santo, Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e Sul. A criação da categoria de membros afiliados tem por objetivo identificar e estimular jovens com grande potencial para a Ciência.

No dia 14, cinco cientistas de São Paulo apresentarão suas pesquisas e receberão os diplomas de membros afiliados da ABC para o período de 2019 a 2023. Representando as ciências físicas, serão prestigiados os pesquisadores Diogo de Oliveira Soares Pinto (IFSC/USP), Gustavo Silva Wiederhecker (Unicamp) e Thiago Pedro Mayer Alegre (Unicamp), das ciências químicas, o cientista Mateus Borba Cardoso (LNNano/CNPEM), e das ciências matemáticas, o pesquisador Tiago Pereira da Silva (USP).

Realizando palestras, participarão do evento os Acadêmicos Naercio Menezes Filho (Insper) e Paulo Saldiva (USP). Estarão presentes também os reitores da USP, Vahan Agopyan, e da Unicamp, Marcelo Knobel, o diretor-geral do CNPEM, Antônio José Roque da Silva, e o Vice-Presidente Regional São Paulo da ABC, Oswaldo Luiz Alves.

A programação conta ainda com uma conferência sobre os desafios para a ciência brasileira, a ser articulada pelo Presidente da ABC, Luiz Davidovich.

Para saber mais sobre o evento, clique AQUI.