13 de fevereiro de 2019

Pesquisador do IFSC/USP recebe título de “Distinguished Lecturer”

No último dia 7 de Fevereiro de 2019, o Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, Diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), recebeu da Universidade do Texas A&M, o título de Distinguished Lecturer, outorgado pelo Departamento de Engenharia Biomédica. Bagnato, que recebeu recentemente outra honraria da mesma universidade (Hagler Fellow), vem proferindo, nesse âmbito, diversas palestras naquele estado norte-americano.

Em uma palestra especial proferida no dia 07 do corrente mês para todo o Departamento de Engenharia Biomédica da citada universidade, Bagnato lançou a discussão sobre a importância das novas tecnologias para melhoria da saúde dos cidadãos e do meio ambiente. Segundo Bagnato “não podemos parar de desenvolver novas tecnologias que tornem a vida melhor, que tornem possível o tratamento mais eficazes  de certas doenças crônicas, mas temos que ser cuidadosos para não produzir tecnologia que torne proibitivo  o tratamento das pessoas  pelo alto custo. Na área da saúde, tecnologia deve vir aliada a realidade econômica”.

As palestras e seminários que o diretor do IFSC/USP tem proferido abordam principalmente a física que o pesquisador desenvolve na área de átomos frios, com um foco especial em seu trabalho voltado a óptica para a saúde, algo que tem despertado muito interesse entre os participantes.

A universidade do Texas A&M é um dos maiores centros estudantis de engenharia dos Estados Unidos.

(Com a colaboração de Kleber Chicrala (CEPOF/IFSC/USP))