30 de maio de 2021

Pesquisador do IFSC/USP é homenageado pelo “The Journal of Physical Chemistry C”

O docente e pesquisador de nosso Instituto, Prof. Hellmut Eckert, foi homenageado no passado dia 06 de maio numa edição especial do “The Journal of Physical Chemistry C” (“Festschrift”), relativamente às comemorações do seu 65º aniversário e ao conjunto de sua obra ao longo de quarenta e cinco anos de atividade científica.

Nesta edição especial, “The Journal of Physical Chemistry C” reuniu cinquenta e três artigos científicos da autoria de nosso pesquisador, na área de Ressonância Magnética, um reconhecimento importante dado pela comunidade internacional da área de Materiais.

O Professor Eckert formou-se (Diplomchemiker, 1978) e obteve seu PhD (Dr. rer. Nat., 1982) em Físico-Química na Westfälische Wilhelms Universität Münster (WWU).

Foi professor de Química na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara (1987-1996), antes de aceitar uma cadeira (C-4) em Físico-Química na WWU Münster. Ele é o fundador e presidente da NRW Graduate School of Chemistry, estabelecida na WWU em 2001.

Publicou mais de 500 artigos na área de desenvolvimento de técnicas de NMR de estado sólido e aplicações em Ciências de Materiais e levou cerca de 70 alunos de pós-graduação a seus doutorados em Físico-Química.

Atualmente, orienta um grupo de 6 alunos de graduação e pós-doutorandos que realizam pesquisas nesta área. Ele é um dos editores fundadores da Ressonância Magnética Nuclear de Estado Sólido do Elsevier-Journal e atuou como Editor-Chefe de 2010 a 2017. Foi Editor Associado do periódico Chemistry of Materials da ACS de 1998-2011.

Desde 2006, é membro da Northrhine Westphalian Academy of Sciences. Atua nos comitês de seleção do programa de pós-doutorado Georg-Forster e do prêmio Georg-Forster da Fundação Alexander-von-Humboldt e do programa de pós-doutorado conjunto Humboldt / CAPES.

Em 2011 tornou-se docente do Instituto de Física de São Carlos, IFSC/USP.

Em 2016, recebeu o Prêmio George Morey da American Ceramic Society.

Para conferir a publicação, clique na figura abaixo.