14 de novembro de 2019

Pesquisador do IFSC/USP apresenta trabalho em Londres

O pesquisador do IFSC/USP, Marcelo Barbosa Andrade participará no dia 26 do corrente mês, no Natural History Museum, em Londres, do workshop de pesquisa intitulado Critical raw materials and our green future, a convite da cientista Frances Wall – expresidente da Mineralogical Society, uma das organizadoras do evento.

Nosso pesquisador irá dissertar sobre o tema The role of rare earth elements in the discovery of Brazilian new minerals, abordando a ocorrência de alguns elementos terras raras em minerais e que são utilizados na fabricação de smartphones, catalizadores para refino de petróleo, baterias de carros elétricos e imãs permanentes de turbinas eólicas.

Em declarações à Assessoria de Comunicação do IFSC, Marcelo Andrade afirmou que o intuito de sua apresentação é compartilhar o trabalho de caracterização que vem desenvolvendo no  IFSC/USP, a colaborações internacionais e as técnicas utilizadas como a difração de raios x de monocristal e de pó, caracterização e espectroscopia Raman.

Este evento conta com a participação de pesquisadores de seis universidades e institutos de pesquisa do Reino Unido, dez parceiros da indústria e pesquisadores de Universidades fora do Reino Unido.

O financiamento é feito por meio dos projetos HiTech AlkCarb e SoS RARE, com apoio da FAPESP e das agências NERC e EPSRC.