08 e 09 de outubro de 2018

Palestras do Programa “IFSC e Bem Estar de sua Comunidade – Saúde Mental”

O IFSC/USP reinicia na semana de 08 a 13 de outubro o ciclo de palestras abertas para alunos, técnicos administrativos e docentes do instituto, retomando o tema Saúde Mental: o que é,  quais os principais adoecimentos, estratégias para promoção de saúde.

Desta forma, a psicóloga e colaboradora do IFSC, Drª Bárbara Kolstok Monteiro, realizará palestras nos dias 08/10 (2ª. feira) às 17h30 e 09/10 (3ª. feira) às 13h, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP).

Devemos considerar saúde muito mais do que a ausência de doenças, segundo a OMS é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidade”. A saúde mental está incluída nesta definição, embora muitas vezes seja vista como algo menos importante.

Ainda nos dias de hoje, muitas pessoas se sentem desconfortáveis em falar de sua condição de saúde mental até mesmo para pessoas mais próximas. Em grande parte, devido ao estigma desta condição, ainda relacionada à loucura, sendo assim deixam de receber o suporte que precisariam e o quadro se agrava, podendo a levar perdas no desempenho acadêmico, dificuldades de relacionamento, quadros de sofrimento severo, entre outros sintomas difíceis de suportar.

O objetivo é conversar sobre o tema e apresentar algumas ideias de como melhorá-la e, ainda, poderão desfrutar de um breve relaxamento guiado.

As palestras têm duração prevista de 40 minutos e após a apresentação Bárbara Kolstok Monteiro estará disponível para tirar dúvidas e conversar com os presentes.