15 de outubro de 2019

Palestra – “ Violência Sexual” – com a psicóloga Ana Zabeu

O Auditório Prof. Luiz Antonio Favaro (ICMC /USP) recebe no próximo dia 16 de outubro, pelas 19h00, a palestra intitulada Violência Sexual, promovida pelo Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos (PAVAS), com a participação da psicóloga, Drª Ana Maria Zabeu.

O trabalho que é desenvolvido no PAVAS – Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos – pauta-se na questão de gênero e sexualidade, onde a violência contra as mulheres é um fenômeno multidimensional que  afeta as cidadãs de todas as classes sociais, raças, etnias e orientações sexuais, que se constitui como uma das principais formas de violação dos direitos humanos, atingindo as mulheres no seu direito à vida, à saúde e à integridade física.

Um dos grandes desafios para enfrentar essa violência é a articulação e integração dos serviços e do atendimento, de forma a evitar a revitimização destas mulheres e, acima de tudo, oferecer o atendimento humanizado e integral.

Desta forma, o órgão mantém a articulação dos serviços de saúde (ambulatorial e hospitalar), cidadania e assistência social e órgãos de denúncia (Delegacia da Mulher) e apoio judicial (Defensoria Pública) para a proteção e superação dos eventos de violência.

A entrada é gratuita e aberta a tod@s os interessados.