Palestra: “Proficiência em Língua Inglesa para Carreira Científica”

Palestrante: Hélcio de Pádua Lanzoni

Resumo:

A avaliação da proficiência em línguas estrangeiras é parte integrante do processo de seleção para programas de mestrado e doutorado. Tal requerimento se baseia na necessidade de domínio de outro idioma, principalmente o inglês.

A inexistência de regulamentação possibilita uma grande variedade de procedimentos, tipos de exames, datas e critérios. Os únicos exames que, até poucos anos, possuíam trânsito entre diferentes universidades e programas eram os exames de proficiência internacionais, geralmente os mesmos requeridos pelas agências de fomento à pesquisa para bolsas no exterior.

A criação de soluções que contemplam realidades específicas tem sido uma tendência mundial na área de pesquisas linguística.

Nesta palestra, será apresentado o processo que levou à criação de exames de proficiência em línguas estrangeiras no Brasil, suas características e abrangência.

O evento faz parte do projeto “Portal de Escrita Científica em Língua Inglesa da USP, campus de São Carlos e é uma iniciativa das cinco Unidades do campus (IFSC, IQSC, EESC, ICMC e IAU).

A entrada é gratuita e todos estão convidados a participar. Para os que não puderem comparecer, a IPTV-USP irá transmiti-lo, ao vivo.