23 de abril de 2018

Prof. Bagnato: Conceito do Quilograma: Novas definições do SIU

Especialmente dedicado aos alunos dos 1º e 2º anos de todos os cursos ministrados no Instituto de Física de São Carlos, realiza-se no próximo dia 24 do corrente mês, a partir das 19 horas, no Auditório “Prof Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP), uma palestra sobre o Conceito do Quilograma: Novas definições do Sistema Internacional de Unidade, tema que será apresentado pelo Diretor de nossa Unidade, Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato.

Depois de décadas de debates, físicos e metrologistas estão finalizando a redefinição do conceito de Quilograma, a unidade básica de medida da massa no Sistema Internacional de Unidades (SI).

O palestrante irá explicar o motivo pelo qual, a partir deste ano, o Quilograma usado como referência mundial para mensurar a quantidade de matéria dos corpos deixará de ser representado por um objeto – o protótipo internacional do Quilograma, usualmente simbolizado por um cilindro feito de uma liga especial de irídio e platina com massa igual à de 1 litro de água muito pura (destilada).

No lugar desse cilindro metálico, guardado a vácuo desde 1889 sob redomas de vidro no Escritório Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), em Sèvres, na França, deve-se passar a definir o Quilograma a partir de uma constante fundamental da física, uma grandeza que, ao menos em teoria, é universal e não se altera com o tempo.

Essa mudança, segundo os físicos, deve democratizar a capacidade de medir-se com precisão o Quilograma, uma vez que não se dependerá mais da comparação com o cilindro metálico de Sèvres.