17 de setembro de 2018

D. Maurício de Melo Jr. apresenta Seminário no NaCa

Em mais um seminário realizado no dia 14 de setembro, pelo Grupo de Pesquisa em Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas (NaCA), no Campus II da USP São Carlos, o Dr. Maurício Alves de Melo Jr. – Pós-Doutorando em Física da Matéria Condensada de nosso Instituto – apresentou o trabalho intitulado Overall Water Splitting by a Direct-Contact Z-Scheme Photocatalyst Using Visible Light.

A classe de fotocatalisadores em tandem surgiu como uma atualização do sistema de absorção única para a geração de combustível de hidrogênio sustentável, a partir da divisão geral da água. A combinação adequada de um fotocatalisador de oxigênio em evolução com um fotocatalisador em evolução de hidrogênio permite uma absorção mais ampla do espectro solar, especialmente se ambos forem absorvedores de luz visível.

Neste seminário, Maurício de Melo Jr. concentrou sua apresentação no desenvolvimento e avaliação de eficiência do primeiro sistema em tandem de agregado único, com contato direto bem definido, formado por microcristais de BiVO4 e nanocristais de SrTiO3 dopado com Rh, dois dos mais promissores fotocatalisadores.