10 de maio de 2019

CEPOF/IFSC-USP comemora os 150 anos da Tabela Periódica

O CEPOF – Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica do IFSC/USP, dentro de suas várias atividades de difusão, lançou recentemente uma programação especial na TV/USP de São Carlos e no Canal Youtube em homenagem às comemorações dos 150 anos da primeira organização da Tabela Periódica feita pelo químico russo  Dmitri Ivanovic Mendeleiev e publicada em 1869.

Uma sequência de vídeos já está sendo exibida no Canal 10 da Net de São Carlos (TV USP) que contextualizam a importância da “Tabela Periódica”, retratando sua história, significados e exemplificando como ela foi organizada.

Da mesma forma, uma série de episódios mais curtos explicarão cada um dos mais de 120 elementos nela contidos, elucidando como cada um deles ele foi descoberto, onde ele se encontra na natureza, a sua importância e onde ele é utilizado.

Os vídeos estão disponíveis no Canal do Youtube do CEPOF, através de uma playlist, sendo que para ter acesso a essa programação basta se inscrever no Canal e deixar seus comentários.

Esta é uma iniciativa do Diretor do IFSC/USP, Profº Dr. Vandelei Bagnato, e do docente e pesquisador de nosso Instituto, Prof. Sebastião Pratavieira, que contaram com a colaboração da equipe do Prove – Produção de Vídeos Educacionais da TV USP – na produção e edição desta série para comemorar este grande evento da história dos elementos químicos.

Ficha Técnica:

Adaptação texto e Ilustrações: Viviani Marchi e Marcel Eduardo Firmino

Filmagem e Edição: Brás José Muniz.

Edição Final: Marcel Eduardo Firmino

Abertura e Cenário: Anderson Muniz

Idealização e Supervisão Geral: Vanderlei Salvador Bagnato

Apresentação: Vanderlei Salvador Bagnato e Sebastião Pratavieira