22 de novembro de 2021 - 19h00 - Auditório "Prof. Sérgio Mascarenhas" / Ao vivo pelo Canal Youtube

Observando as fronteiras do Universo – James Webb e os futuros telescópios

Tendo como palestrante o Prof. Thiago Signorini Goncalves, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Astronomia – Observatório do Valongo (UFRJ), esta edição contará com a apresentação de alguns projetos de ponta em instrumentação astronômica e seu papel de destaque na pesquisa nas próximas décadas.

O telescópio espacial James Webb, em particular, vem chamando muita atenção, mas ele é apenas o primeiro de uma série de telescópios que podem revolucionar nosso entendimento do universo na próxima década.

Além dele, um conjunto de telescópios de aproximadamente 30 metros de diâmetro e vários outros observatórios terrestres e espaciais trabalharão em conjunto para observar o nascimento de planetas e as galáxias mais distantes do Universo, sendo que vários destes projetos têm a participação de pesquisadores brasileiros, o que mostra que não é só lá fora que se faz a ciência de ponta.