8 de março de 2019

“Numerical quenches of disorder in the Bose-Hubbard model”

Os eventos acadêmicos e científicos promovidos pelo Grupo de Óptica do IFSC/USP reiniciaram sua periodicidade neste começo de ano letivo, com a apresentação feita no dia 08 de março do segundo seminário do Grupo, apresentado pelo pesquisador Dr. Bruno Ricardi de Abreu (Unicamp), que dissertou sobre o tema Numerical quenches of disorder in the Bose-Hubbard model.

Em sua apresentação, o pesquisador sublinhou o as consequências da adição de desordem às partículas que interagem apresentarem um problema fundamental na física de muitos corpos. Para Bosons, desde o trabalho seminal de Fisher et al. [1], o modelo de Bose-Hubbard recebeu muita atenção e suas propriedades foram exploradas usando abordagens de grupo de renormalização e técnicas numéricas, bem como experimentos. Recentemente, com o auxílio de gases ultra-esfriados em redes ópticas, foi possível abordar características peculiares da chamada fase de Bose-Glass (BG) que intervém nas fases padrão do superfluido (FS) e isolante de Mott (MI) na presença de desordem [2].

No entanto, apesar do grande controle experimental, um procedimento sistemático para a realização de médias desordens ainda não é possível. A natureza estática da desordem faz com que, em teoria, cada realização do potencial de desordem leve a um Hamiltoniano diferente, que poderia, consequentemente, exibir diferentes valores de propriedades físicas do sistema. Por esta razão, uma análise mais detalhada das flutuações sobre este “conjunto de desordens” é de suma importância para interpretar os resultados experimentais e numéricos.

Neste seminário, Bruno de Abreu descreveu um procedimento para investigar as flutuações de sondas para as fases do modelo de Bose-Hubbard na fase super-fluida do sistema, usando métodos quânticos de Monte Carlo.