3 de março de 2021

Novo prêmio do ICTP-SAIFR para pesquisas relacionadas com  Ondas Gravitacionais

O ICTP-SAIFR acaba de criar mais uma premiação, desta vez dedicada a pesquisadas relacionadas com Ondas Gravitacionais, denominada “ICTP-SAIFR Prize in Classical Gravity and Applications.

A premiação anual reconhecerá teses de doutorado e pesquisas de excelência na área de gravidade clássica e suas aplicações em física de ondas gravitacionais, astrofísica e cosmologia. O objetivo é incentivar e impulsionar o cenário latino-americano de pesquisa nas áreas relacionadas às Ondas Gravitacionais.

A existência de ondas gravitacionais, previstas na Teoria da Relatividade Geral de Einstein, foi comprovada indiscutivelmente em 2015, pela detecção direta feita pelo LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory), por meio da observação de ondas originadas pela fusão de dois buracos negros. Esse acontecimento foi um marco nas pesquisas cosmológicas e astronômicas, não apenas por ser mais uma proposição correta da Teoria da Relatividade Geral, mas também, e principalmente, por apresentar uma nova forma de estudar o Universo e seus componentes.

Até então, cientistas contavam basicamente com dados obtidos a partir da radiação eletromagnética (como luz visível, raios-x, ondas de rádio, microondas, etc), as Ondas Gravitacionais, entretanto, são uma fonte de dados completamente diferente. Por conta disso, acredita-se que o estudo das Ondas Gravitacionais abriu uma nova janela para compreensão do Universo. Segundo Gabriela Gonzalez, colaboradora do LIGO e membro do conselho do ICTP-SAIFR, “é como se agora tivéssemos um filme com cor e áudio. A cor é toda a luz emitida por corpos celestes, enquanto o som são as Ondas Gravitacionais reverberando pelo espaço”.

Outra característica importante é que as ondas gravitacionais interagem muito fracamente com a matéria (ao contrário da radiação eletromagnética) e, portanto, viajam pelo espaço de maneira praticamente livre, levando consigo informações sobre suas origens sem distorções ou alterações. Detectar e analisar as informações transportadas permite observar o Universo e estudar suas origens de uma forma nunca antes possível, empolgando astrônomos e outros cientistas com as novas possibilidades.

É reconhecendo a relevância do estudo das Ondas Gravitacionais que o ICTP-SAIFR criou essa nova premiação. Podem se inscrever recém-doutores de qualquer país da América Latina que tenham desenvolvido sua pesquisa na área de gravitação clássica e suas aplicações. A premiação consistirá na quantia de R$ 1000,00, um certificado e despesas de viagem e alocação para apresentar uma palestra convidada no ICTP-SAIFR Workshop in Classical Gravity and Applications.

As nomeações para o prêmio devem ser feitas até o dia 30 de abril de 2021, preferencialmente pelos orientadores dos recém-doutores, e devem ser enviadas para o endereço gravityprize@ictp-saifr.org.

Para obter mais informações e acessar a lista de documentos exigidos, clique AQUI.