23 de abril de 2019

No PPGF/UFSCar: Absorção e espalhamento de Raios-X moles no SIRIUS

No próximo dia  25 de abril, pelas 16h30, na sala de Seminários Swieca Nova, o Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de São Carlos (PPGF/UFSCar) levará a efeito mais um colóquio, desta vez ministrado pelo Prof. Dr.  Pedro Schio, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron / Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, que desenvolverá o tema Possibilidades em absorção e espalhamento de Raios-X moles no SIRIUS

Neste colóquio, Pedro Schio mostrará como a utilização de Raios-X para estudo de materiais tem evoluído desde sua descoberta. O avanço tecnológico dos aceleradores de partículas, produzindo Raios-X mais brilhantes e de comprimento de onda selecionáveis, impulsionou uma profunda expansão no escopo de estudos relacionados.

Na primeira parte deste colóquio, o palestrante irá descrever de forma breve alguns dos princípios de funcionamento dos aceleradores de partículas modernos, bem como alguns aspectos da interação de radiação e matéria, apresentando, também, o projeto SIRIUS, o novo acelerador de partículas de quarta geração que se encontra em fase final de construção em Campinas.

A segunda parte do colóquio será dedicada às possibilidades existentes no SIRIUS, no que diz respeito a técnicas utilizando Raios-X moles, com a apresentação das possibilidades de estudos em (i) absorção de raios-X (XAS), incluindo possibilidade de investigação de propriedades magnéticas dos materiais com seletividade ao elemento químico (XMCD); (ii) espectroscopia de fotoelétrons com resolução angular (XPS, XPD, ARPES) ou espacial (microscópio PEEM).

Além destas técnicas relacionadas com radiação síncrotron,  Pedro Schio descreverá a infraestrutura disponível para estudos in-situ de superfícies e filmes finos, que consiste em câmaras para evaporação de filmes finos metálicos por epitaxia de feixes moleculares (MBE), câmara de crescimento de materiais complexos por deposição a laser pulsado (PLD) e microscópio de sonda de varredura nos modos força a atômica e tunelamento conectados por túnel de ultra-alto vácuo nas câmaras experimentais disponíveis.