29 de abril de 2019

“Laboratório de Difusão Científica (LaDiC): 19 anos de uma história”

Ariane Baffa Lourenço, pesquisadora colaboradora com pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e Universität des Saarlandes (Alemanha), foi a palestrante de mais um seminário promovido pelo Grupo de Pesquisa em Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas do IFSC/USP (NACa), realizado no último dia 26 do corrente mês, subordinado ao tema Laboratório de Difusão Científica (LaDiC):  19 anos de uma história.

Em seu colóquio, Ariane começou por apresentar o Laboratório de Difusão Científica (LaDiC), criado no ano de 2000 pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes no grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC-IFSC). Sua criação adveio da necessidade do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CDMC), vinculado ao CEPID-FAPESP, de ter um laboratório responsável pela disseminação de conhecimento científico aos diferentes segmentos da sociedade.

Desde a sua criação, o LaDiC desenvolve e implementa ações de diferentes naturezas, voltadas à divulgação e disseminação do conhecimento, envolvendo a formação continuada de estudantes da Educação Básica, do Ensino Superior, profissionais autônomos, dentre outros públicos.

Neste seminário, a Ariane apresentou uma síntese das ações desenvolvidas pelo LaDiC nos seus 19 anos de existência, os desdobramentos dessas ações na culminação de projetos em diferentes

instituições de ensino, os projetos de pesquisa a elas desenvolvidos e as perspectivas de ações futuras.