23 de setembro de 2022

No IFSC/USP – Uma vaga com bolsa de Pós-Doutorado em Nanofotônica

(Créditos – Holger Kock / Fraunhofer IPM)

Encontram-se abertas até o dia 30 de outubro do corrente ano as inscrições para o preenchimento de uma vaga para pesquisador, com Bolsa de Pós-Doutorado, na área de Física da Matéria Condensada – Nanofotônica, no IFSC/USP, sob a coordenação do pesquisador, Prof. Dr. Euclydes Marega Jr..

O selecionado irá desenvolver seu trabalho no âmbito do projeto designado “Regime extremo da interação de luz-matéria em estruturas plasmônicas acopladas com materiais 2D”, com início no dia 01 de janeiro de 2023, como indicado no processo da FAPESP Nº 2021/03311-3 (VER AQUI).

Materiais bidimensionais na forma de camadas atomicamente finas como grafeno, MoS2 etc. estão sob intenso estudo devido à combinação única de propriedades fundamentais, dimensões da escala atômica e aplicações potencialmente interessantes e disruptivas em semicondutores ou indústria optoeletrônica. A forte interação luz-matéria em semicondutores 2D em uma geometria plana com uma espessura de escala atômica os tornam ideais para integração com nanoestruturas plasmônicas que podem ser usadas para aumentar ainda mais a absorção de luz, modificar a vida útil do éxciton ou controlar o transporte do éxciton.

Neste projeto, que envolve a colaboração entre equipes da USP e da EPFL (Escola Politécnica Federal de Lausanne – Suíça), pretende-se combinar as experiências do parceiro suíço na área de dispositivos optoeletrônicos, baseados em materiais 2D, com as dos parceiros brasileiros na área de nanoestruturas plasmônicas e nanocristais. A sinergia entre os plásmons e as propriedades intrínsecas do éxciton de materiais bidimensionais poderia ser usada para explorar a forte interação luz-matéria e novas aplicações de dispositivos. Eles poderiam ser usados para criar realce de fotoluminescência, emissão de luz coerente e manipulação e controle de éxcitons.

Esta vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Email para inscrições: euclydes@ifsc.usp.br